I’m not your Watson, asshole!

A felicidade que eu estou sentindo fazendo resenha de Dirk Gently é enorme, vocês não fazem ideia!

Algo novo sendo criado, mais uma vez, baseado no que nosso querido Douglas Adams escreveu, está deixando vários mochileiros mega empolgados, e alguns até esperançosos com a possibilidade de uma série do Guia (ou é só a gente do OPP?).

Empolgação à parte, estou aqui para falar sobre o primeiro episódio da série Dirk Gently’s Holisic Detective Agency, da BBC America, AMC e Netflix.

Lembrando que a série chega na Netflix para todos os países em dezembro.

Primeiramente, preciso dizer que é difícil falar dessa série sem parecer mega fã tiete ai meu Deus eu amo Douglas Adams.

E também confesso que vi muitas críticas ruins sobre a série, algumas de fãs – que acham que não está sendo fiel aos livros – e outros de pessoas que desconhecem ou não entendem a proposta de Douglas Adams (esse a gente só ignora).

Não parece algo tirado de um filme do Wes Anderson?

Não parece algo tirado de um filme do Wes Anderson?

Precisamos lembrar que Douglas Adams era o tipo de pessoa que gostava de várias tipos de mídias diferentes sobre a mesma coisa (foi o Caso do Guia com os livros, a série de rádio, da TV e o filme). Então temos sempre que ter a mente aberta em relação ao que é adaptado do seu trabalho.

dirk_gently_uk_front_cover

Como na versão de 2010/2012, a série não segue o livro. Tem alguns detalhes dos dois livros mais a parte incompleta que temos em O Salmão da Dúvida, temos alguns personagens conhecidos, e outros que surgiram da mente de Max Landis.

O primeiro capítulo chega a ser confuso. E para mim, num bom sentido. Vários personagens são apresentados, até mesmo os vilões, e os animais também (aliás… você viu um gato por aí?). Segundo declarações de Landis, a série tem um pouco de tudo; é comédia, drama, terror, violência… e já no primeiro capítulo você nota isso (eu dei muita risada. Mesmo).

todd

Temos até uma assassina holística, com a mesma ideia do detetive holístico: trabalha com a ideia de que tudo está conectado. Mas no caso dela, ela simplesmente mata as pessoas por isso – e segunda a mesma, nunca matou a pessoa errada.

bart

Uma coisa que precisamos tomar cuidado também, é na hora de se apegar ao personagem. Lembrem-se que eles não são apenas aquilo que demonstram. Dirk não é apenas um “detetive” maluco que fala super rápido, Todd não é apenas um cara bonzinho que dá tudo errado, Amanda não é apenas a garota doente e dependente do irmão…

102116-hannah-marks-embed

Mas uma coisa é certa: TODOS os personagens são marcantes. Não temos coadjuvantes aqui. A policial, a assassina, o detetive, o “assisfriend”, o geek, a baterista, o Rowdy 3… todos têm seu papel importantíssimo, e nas próprias palavras de Samuel Barnett (Dirk Gently), todos os personagens poderiam ter suas próprias séries.

Além da vários personagens sendo apresentados, temos várias situações que de alguma forma estão conectadas (viu o que eu fiz ali?): o gato na cena do crime de assassinato no hotel que o Todd trabalha, um sequestro de alguém da família da pessoa que foi assassinada, um cachorro que parece não ter nada a ver com a história, a policial tão perto de todo mundo… e a viagem no tempo.

SIM, HABEMUS VIAGEM NO TEMPO!

Mas é algo que só veremos nos próximos episódios.

Vi pessoas fazendo comparações e falando o que seria a definição dessa série. Difícil fazer esse tipo de coisa com apenas um episódio. Mas uma definição que eu achei muito engraçada foi que:

“Como se o Doutor e Sherlock tivessem tido um filho e esse filho tivesse cheirado cocaína.”

Aliás, se você está lendo, e é mega fã de Doctor Who, assista! E caso vocês não saibam, Dirk Gently saiu de um roteiro de Doctor Who – o nome Shada parece familiar?

Alguns pontos altos desse episódio para mim:

  1. a explicação do Dirk Gently sobre o que é um detetive holístico.
  2. Todd e Amanda fazendo uma jam (juro que me deu uma dor no coração do Gently se imaginando com eles).
  3. A conversa entre Bart e Ken (a conversa mais maluca e mais divertida que já vi entre uma assassina e uma quase vítima)

– Você não é Dirk Gently?

– Não.

– Você está brincando comigo?! Por que você correu??

– Você tem uma machete!

– Por que você não disse que não é Dirk Gently?!

– Porque eu não sei quem ele é!!

 

Ainda não sabemos porque Rowdy 3 e Bart estão atrás de Gently, e porque ele precisa de pessoas vigiando e cuidando dele.

dirk_rowdy-3

Nada foi explicado. Apenas foram acontecendo. E ainda temos 7 episódios para descobrir.

 

Trailer do próximo episódio.

 

 

“Você parece um cara legal. Bom, não um cara legal, mas você parece um cara.”

 

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.