Always look on the bright side of life.

Depois do sucesso de 1976, Em Busca do Cálice Sagrado, Monty Python precisava de outra comédia em seguida que pudesse ser tão grandiosa quanto. E eles apostaram em algo épico mais uma vez em A Vida de Brian. Lançado em 1979, essa comédia causou muito alvoroço, principalmente entre os religiosos, mas ainda é considerada uma das melhores sátiras já feitas. Para conhecê-la melhor, vamos ver alguns fatos sobre esse clássico:

1 – A Vida de Brian surgiu em Amsterdã, foi escrita em Barbados e filmada na Tunísia

Monty Python é uma trupe extremamente britânica, mas A Vida de Brian é verdadeiramente uma produção internacional. Os rapazes tiveram a ideia de fazer um épico bíblico durante a turnê de Em Busca do Cálice Sagrado em Amsterdã no começo de 1976 (podemos dizer que havia muito álcool envolvido nisso). O rascunho final do roteiro foi escrito no natal de 1977, em Barbados, onde Eric Idle estava passando as férias; nesse caso, o sensato seria ir até a Inglaterra para finalizar o roteiro oficial, mas nããããão, ele fez os cinco integrantes irem até Barbados para encontrar com ele e finalizar tudo lá… faz todo sentido. Como na Inglesa não existe muitos lugares áridos que pudessem parecer com Jerusalém, eles resolveram filmar na Tunísia, onde tinham acabado de filmar Star Wars e Jesus de Nazaré.

2 – Eles usaram resto de figurino e cenário de um filme de verdade sobre Jesus

O diretor italiano Franco Zeffirelli (vocês devem conhecê-lo melhor pela versão de 1968 de Romeu e Julieta) filmou uma minissérie para TV, em inglês, de Jesus de Nazaré na Tunísia, assistida no mundo todo em 1977. Para os Pythons, uma das vantagens de filmar na Tunísia era poder usar todo o figurino, cenário e acessórios que a produção de Zeffirelli deixou pata trás.

jesus

3 – Os Pythons decidiram não tirar sarro de Jesus

Apesar de muitas pessoas terem falado mal e foram contra o filme (e nesse caso, pessoas que não assistiram o filme), A Vida de Brian não ridiculariza o que Jesus dizia (seus seguidores, pessoas que o entenderam de forma errada, organizações religiosas em geral, isso sim). No processo de escrita, eles chegaram a conclusão de que Jesus não deveria ser um alvo, e não era uma questão deles reverenciarem Jesus, mas sim de que seus ensinamentos não eram motivo de chacota. Eric Idle posteriormente disse “Ele (Jesus) não é particularmente engraçado. O que ele diz não é motivo de piada, são coisas muito apropriadas”.

4 – Jesus era gago.

Apesar de A Vida de Brian ser sobre a vida de alguém paralela à vida de Jesus, Jesus apareça apenas brevemente. De acordo com Terry Gilliam, Kenneth Colley – o ator que interpretou Jesus – tinha uma gagueira terrível, que ficava aparente quando ele começava algum diálogo no palco ou em frente a câmera. (Aliás, Colley tamém interpretou Almirante Piett, um oficial do império em O Império Contra Ataca e O Retorno do Jedi.)

5 – John Cleese era a favor de que um dublê fosse escalado para o papel de Jesus

Sua sugestão era George Lazenby. Cleese explicou: “Eu pensei no poster, com as palavras ‘… e George Lazenby como Jesus’ seria algo que as pessoas lembrariam até o próximo milênio.” Ele provavelmente estava certo, mas provavelmente também foi bom que Jesus não tenha sido interpretado por algo que fosse reconhecido.

jesus2

6 – Quem salvou o filme foi um Beatle

Dois dias antes de todo elenco e equipe irem para Tunísia para começarem as gravações, o chefe responsável da EMI Films, Bernard Delfont simplesmente desistiu e cancelou o financiamento para o filme, com medo de que fosse polêmico demais para ter lucro (segundo Gilliam, Delfont tinha finalmente lido o roteiro). A produção ficou parada por um tempo até que eles conseguissem um novo financiador. Seu patrocinador acabou sendo o Beatle George Harrison, grande fã de Monty Python, e com muito dinheiro de sobra graças à banda. Ele leu o roteiro e queria ver o filme pronto, então ele investiu 4 milhões de dólares na produção. No final do filme, existe um pequeno easter egg para Delfont, onde o cantor de Always Look on The Bright Side of Life fala bem baixo “Eu contei pra ele, eu disse ‘Bernie’ eu falei ‘eles nunca terão esse dinheiro de volta.’ “

george_harrison_life_of_brian

7 – Foi necessário uma circuncisão improvisada

De acordo com Idle, quando chegou a hora de filmar a cena em que Brian aparece nu sem aviso e se expõe para uma multidão de discípulos, o diretor Terry Jones apontou um pequeno problema com o órgão genital de Graham Chapman: “Podemos ver que você não é judeu”. Brian com certeza teria que ser circuncidado, mas Chapman não era. A solução de Chapman foi, ao invés de convocar um mohel (uma pessoa que realiza a circuncisão), ele usou uma tira de borracha que deu conta do recado.

8 – Antes de aborrecer qualquer outra pessoa, eles aborreceram alguns muçulmanos

Para cena da janela, onde Chapman aparece completamente nu, boa parte da multidão eram de figurantes moradores da Tunísia, e grande parte é muçulmano. Ver um homem nu, que não seja seu marido, é algo totalmente proibido e ultraje para uma muçulmana e Chapman posteriormente comentou “assim que eu abri a janela, metade da multidão saiu correndo gritando. Isso teve um efeito muito grande no meu psicológico.”

life-of-brian_610

9 – Os cineastas fizeram de tudo para não danificar nada nos locais de filmagem (mas danificaram do mesmo jeito)

Alguns dos cenários foram feitos para Jesus de Nazaré, outros especialmente para A Vida de Brian, mas alguns locais eram construções reais em Monastir e ao redor dela. O elenco tomou muito cuidado para minimizar o impacto das filmagens no local, mas nem tudo poderia ser evitado. Por exemplo, Terry Gilliam (trabalhando como produtor de design) acreditou que a mancha preta que eles aplicaram nas pedras onde o ÓVNI cai sairia facilmente. Quando não sai, ele pediu para todos pintarem as pedras na cor original, achando que ninguém notaria.

stones

10 – Foi uma razão estratégica o filme ter sido lançado primeiro na América antes da Inglaterra

Monty Python tem muitos seguidores nos Estados Unidos, mas nem se compara a base de fãs no Reino Unido. Então.. por que o filme foi lançado primeiro no EUA? Porque os Pythons sabiam que algumas pessoas considerariam o filme como um sacrilégio, e na América do Norte, diferente do Reino Unido,  não existe nenhuma lei referente a blasfêmias. Recentemente, um processo de blasfêmia foi aberto na Inglaterra relacionado ao um poema erótico com Jesus, então eles não estavam sendo paranoicos ao que tudo indica.

11 – As primeiras pessoas a protestarem contra o filme foram…. rabinos?

Nossos rapazes já previam uma revolta dos Cristãos em relação ao filme, mas eles foram pegos de surpresa quando as primeiras reclamações surgiram de um consulado de rabinos. Sua objeção? A cena do apedrejamento, onde a referência a Deus pelos judeus é satirizada, e em que John Cleese (que interpreta um líder judeu) usa um xale de oração sagrado.

12 – A filmagem da cena do ÓVNI foi uma corrida contra o tempo (e impostos)

Na época das filmagens, Graham Chapman estava morando nos Estados Unidos, e por causa dos impostos, não era permitido que ele voltasse para Inglaterra por mais de 24 horas. Como boa parte do filme foi feito na Tunísia, isso não era um problema. Mas a cena onde Brian viaja brevemente em uma nave alienígena foi filmada em Londres. Chapman foi até a Inglaterra, correu para o set, ficou horas no ÓVNI, e voltou rápido antes que suas 24 horas acabassem.

ufo

13 – Graham Chapman era o doutor do set de filmagem.

Chapman era um estudante de medicina antes de entrar na comédia, e ele já era um ator e roteirista bem sucedido na TV britânica quando terminou seus estudos e se tornou um médico licenciado. Ele abraçou as duas funções no set, filmando durante o dia e trabalhando em uma clínica para o elenco, equipe técnica e figurantes à noite, cuidando dos machucados e prescrevendo medicamentos.

 

messiah

 

Gostaram? Vocês sabem de mais alguma curiosidade dessa comédia épica? E qual a cena favorita de vocês?

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.