Olá meus caros amigos fãs de Star Wars! Hoje eu venho trazer para vocês um pouco mais sobre os famosos Sabres de Luz, a principal arma dos utilizadores da Força.

 


O que é um sabre de luz?

“Esta é a arma de um Cavaleiro Jedi. É mais jeitosa e certeira que uma arma laser. Uma arma elegante, para um mundo mais civilizado.” – Obi-Wan Kenobi falando para Luke Skywalker.

Feita tanto para elegância em combate quanto para cerimonias, o sabre de luz é uma arma utilizada pelos usuários da Força, sejam eles Jedi ou Sith. O sabre é composto por, basicamente, dentro de uma empunhadura, um cristal, um emissor e a célula de energia, que são os componentes básicos de um sabre de luz (claro que o sabre tem várias peças a mais, mas essas são as principais).Lightsaber-cutaway


 História

“De acordo com os holocrons, os primeiros eram dispositivos primitivos, que utilizavam uma tecnologia experimental de ‘blasters congelados’ para criar um feixe de energia de comprimento fixo” – Tionne Solusar, Mestra Jedi, especializada na história Jedi.

 Criados pelos Rakatas, o Forcesaber, percursor do sabre de luz, utilizava-se do ladoprotosaber negro da força pra funcionar, onde sua energia passava por um cristal artificial criado pelos próprios Rakatas. Os primeiros sabres de luz fora criados pela ordem Je’daii, que era como a mãe da ordem Jedi, eles aprenderam a “congelar” feixes de laser, porem os primeiros sabres de luz eram utilizados como arma cerimonial, pois não tinham uma fonte de energia pequena, ao invés disso utilizava-se de uma bateria que ficava presa no cinto e que sobrecarregava rapidamente. Depois de muito estudo e testes, os Jedi conseguiram o primeiro sabre de luz funcional para combates, o Protosaber, que tinha uma fonte de energia no cinto, assim como os mais antigos, porem não sobrecarregava tão rapidamente.


Tipos e variações de sabres de luz

Tipos de empunhaduras.Qui-Gon's_lightsaber

Sabre de Luz Padrão: consiste em uma empunhadura reta, o tamanho da lamina é de aproximadamente 1 metro, podendo variar em cada sabre de luz.

.

.

.

Sabre de lamina dupla: conhecidos também como Bastões de Luz, normalmente Darth_Maul's_Lightsabersão feitos com dois sabres de luz juntos pelos pomos, consistindo de uma unica empunhadura.

.

.

.

.

.

Guarda de shoto: também conhecido como tonfa de luz, possui uma segunda Aceleus_tonfa_hiltsempunhadura num angulo de 90º com a principal, sendo utilizado principalmente para defesa é recomendado que se use material resistente a sabres de luz na empunhadura.

.

.

.

.

Sabre crossguard: um sabre de luz que possui um guarda-mãos, normalmenteStar-Wars-7-Crossguard-Lightsaber-570x285 posicionado a 45º da empunhadura principal, ficou conhecido por ser o estilo de sabre que Kylo Ren usara no ep. VII.

.

.

.

.

.

Sabre de empunhadura curvada: preferido pelos usuários da forma II de DookuSaber-MRcombate, o Makashi, pois proporciona um equilíbrio maior e encaixa perfeitamente em uma mão.

.

.

.

.

.

.

Pike de Luz: Basicamente uma lança de luz, é feita com material resistente a sabres e costuma ter uma
lightsaber-pike-225x300 lamina mais grossa e menor.

.

.

.

.

.

.

.

Variações da lamina: Temos a lamina de treino, que é uma lamina com seu poder reduzido, causando apenas queimaduras leves, temos a lamina Bifásica, que ao contrario dos sabres comuns, que tem ajuste de lamina, pode trocar entre dois “presets” de tamanho da lamina a vontade, como por exemplo o sabre do DarthVader.

Kenobivaderanh

Além disso temos também os sabres shoto e clava, que são, respectivamente, lamina menor e maior, são utilizados por criaturas cujo tamanho é incomum, como por exemplo o mestre Yoda, e o shoto tambem é utilizado como arma secundária.

Gorc NewYoda2

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Por ultimo temos a mais exótica das laminas, o chicote de luz, que funciona basicamente como um sabre, porem com uma lamina flexível e bem maior.

Nightsister_JATM


As 7 formas de combate

“De acordo com os arquivos, existem vários estilos de combate de sabres de luz, conhecidos como formas, cada um criado para superar as adversidades de sua época” – C-3PO.

Forma I: Shii-Cho

Conhecida também como o Caminho do Sarlacc (sim, a mesma criatura de Tatooine) e também como Forma da Determinação, é a forma utilizada para combates contra espadas comuns, porem que pode ser também utilizada em contra sabres quando não se há outra opção, considerada uma forma “aleatória e imprevisível”. Todos os Jedi aprendem a forma I quando ainda são younglings.

FormI-TJP

Forma II: Makashi

A forma mais elegante das sete formas, conhecida também como caminho do Ysalamiri, ou forma da contenção. Foi criada especificamente para combate contra sabre de luz e como uma medida contra a Forma I, apesar de poder ser utilizada contra as outras, utiliza-se de movimentos fluidos, rápidos e precisos.

Makashi1

Forma III: Soresu

Conhecida como caminho do Mynock ou forma da contenção, é a forma mais defensiva das 7, utiliza-se de movimentos que desviam o golpe dos oponentes, gastando pouca energia. Diz-se que um mestre de Soresu consegue utilizar o circulo de proteção, em que ele entra num estado meditativo na força e consegue se defender de inúmeros inimigos com blasters. Contra sabres, a forma III é feita para que o utilizador dure mais tempo do que o inimigo, fazendo com que esse se frustre, e se canse e acabe cometendo erros.

Soresu1

Forma IV: Ataru

Conhecida como caminho do Falcão-morcego, ou forma da agressão. É uma forma puramente ofensiva, melhor utilizada em espaços abertos e contra oponentes sozinhos, utiliza-se de movimentos assistidos pela força, como pulos, cambalhotas, mortais e etc. É uma forma rápida e poderosa.

Ataru

Forma V: Shien/Djem-so

Criada pelos mestres da Forma III que queriam um estilo mais ofensivo, conhecida tambem como caminho do dragão Krayt ou Forma da Perseverança. Shien era a parte da forma focada em defender blasters e redireciona-los de volta ao inimigo ou até a outros inimigos e a Djem-so, que utilizava golpes poderosos e contra ataques em inimigos de sabre.

Djem-So

Forma VI: Niman

Conhecida como caminho do Rancor ou forma do Diplomata, utiliza-se de movimentos de todas as 5 formas anteriores, criando uma forma generalizada, sem as vantagens de cada uma das outras, porem com nenhuma das desvantagens também, para compensar o fato de ser uma forma tão generalizada, os treinamentos incluem o uso de movimentos da força no combate, também é a forma que se utiliza quando em combate com dois sabres.
Niman

Forma VII: Juyo

Conhecida como caminho do Vornskr, ou forma da ferocidade. É uma forma extremamente perigosa, que utiliza-se da emoção em combate, por isso ela não era ensinada a qualquer um, pois era facil de se sucumbir ao lado negro utilizando-se dessa forma, ela usa movimentos diretos e sem graciosidade.

Vaapad: uma variação da Forma VII criada por Mace Windu e Sora Bulq. Vaapad é explicado como um estado mental e não só um estilo de combate, onde os praticantes utilizam-se do Lado negro presente em si mesmo, gostando de duelar e vencer, sem necessidade de se falar que essa variação é extremamente pouco utilizada.

Juyo

DISCLAIMER: As informações contidas aqui são baseadas no antigo universo expandido, apesar de existirem menções no novo canon, essas informações são Legends.

Written By

Renan Ruiz

21 anos, estudante de química, gamer desde criança. Adora escrever e mestrar cenários para rpgs, histórias fictícias e histórias de personagens. Curte fantasias, sci-fi entre outros tipos de ficção. Toca guitarra, gosta de variados estilos musicais e ama ouvir musica.