Como todo mundo sabe, o Guia teve várias versões. Falamos de algumas aqui e ainda temos muitas outras para falar. Hoje vamos contar um pouco sobre as aventuras intergalácticas pelos palcos.

O Guia foi produzido e apresentado no teatro três vezes. A primeira produção teatral foi feita pelo ICA (Institute for Contemporary Arts) em Londres, em 1979, pela Ken Campbell’s Science Fiction Theatre Company of Liverpool.

hitchhiker-on-stage

O show de 90 minutos foi um sucesso. Os atores se apresentaram em pequenas plataformas, enquanto o público ficava sentado em um auditório que flutuava em torno do ICA com ajuda de compressores de ar. Dinamites Pangalácticas foram servidas no bar. Aos todo, foram 640 ingressos vendidos muito antes da estreia.

Entrevista com Douglas Adams, relembrando a primeira produção.

A segunda apresentação foi dirigida por Jonathan Petherbridge e a Theatr Clwyd, uma companhia de teatro de Gales, e aconteceu no País de Gales em torno de 15 de janeiro até 23 de fevereiro, 1980. Eles usaram os scripts originais da série de rádio e adaptaram para o teatro.

Hitchhiker-cwlyd

A última aparição no mundo teatral foi no Rainbow Theatre em Londres. As duas primeiras produções tinham sido bem-sucedidas, mas esta última, que foi notada em uma escala maior, foi de acordo com Douglas, um fiasco.

THHGTTGprices80

Esta foi a segunda versão dirigida por Ken Campbell. Foi uma enorme e caríssima produção, situada num auditório com 3.000 assentos redesenhados como um espaçoporto intergaláctico onde apenas 700 lugares poderiam ser ocupados.

flyer

A produção foi amplamente criticada por suas três horas de duração, a música da banda, os efeitos de laser e as atuações. Apesar das tentativas de encurtar o roteiro e fazer outras mudanças, ela fechou três ou quatro semanas mais cedo e perdeu bastante dinheiro. (Adams descreveu a peça como “um desastre financeiro”).

Abaixo scans do programa original da peça de 1980 no Rainbow Theatre:

cover2-3 4-5 6-7 8-9 10-11 12-13 16-17 18-19 20-21 22-23 24-25 26-27centre

No documentário de 1993, The Making of Hitchhiker’s Guide to the Galaxy da BBC sobre a série de TV, foi disponibilizado um pedaço desta produção do Rainbow Theatre. Olha só:

Agora eu me pergunto: como faz pra voltar no tempo e assistir tudo isso ao vivo?

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.