Oi, pessoal! Estou mais uma vez aqui pra falar de filmes. Mas como estamos na semana das crianças, hoje escolhi uma coisa mais família: a animação “Os Croods” (The Croods), que foi lançada em 2013.

“That wasn’t living! That was just… not dying!”

A história é narrada por Eep (dublada por Emma Stone), a filha adolescente de uma família das cavernas. Ela é aquela garota que não se conforma em viver para sempre da mesma forma, isolada num canto escuro do mundo, seguindo a filosofia de seu pai Grug (Nicolas Cage) que afirma que todos eles só sobreviveram até ali porque temem tudo aquilo que é novo e desconhecido.
Aliás, provando que animação não é filme de criança, temos aqui uma grande referência ao Mito da Caverna, do filósofo Platão. Ele conta a história de homens que viviam acorrentados em uma caverna sempre encarando a parede do fundo e vendo sombras de pessoas que estavam do lado de fora. Por nem sequer saberem que existiam outras pessoas, ou até mesmo um mundo exterior à caverna, os acorrentados achavam que as sombras eram as deles, e tudo que existia se limitava à parede e nada mais.
No caso desse filme, Eep foi aquela que se atreveu a virar as costas e sair explorando novos lugares, mesmo quando todos achavam aquilo uma grande loucura. Então ela conhece Guy (Ryan Reynolds), um rapaz das cavernas com um grande conhecimento, cheio de ideias, que sabe dominar o fogo e ainda veste calças (!). Ele a conta que o mundo está acabando e que a garota deve segui-lo, mas antes é preciso convencer o resto da família. Essa parte se parece bastante com o plot de A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift, de 2012) pois o suposto fim do mundo na verdade são os terremotos causados pela separação dos continentes. Adeus, Pangeia!

2-cenarios
A família então embarca numa aventura entre cenários incríveis e animais fantásticos nunca visto antes por eles (e nem por nós). Apesar do recente apoio dos irmãos, da mãe e da avó, o pai de Eep segue seu instinto protetor e cabeça dura até não poder mais, causando diversos conflitos ao longo do filme. Se ele tem o coração amolecido no final, só assistindo para saber.

Eu recomendo esse filme principalmente pela sua lição anti-conformista, que nos fala que é absurda a ideia de se apegar a certas tradições que existem sem motivo, e também por nos mostrar – me perdoem o clichê – que o mundo é muito mais do que aquilo que nossos olhos podem ver.
E não é um filme chato, ok? Tem muitas piadinhas também, mesmo que algumas delas já tenham sido feitas no desenho do Bob Esponja.

3-boca

PS.: Uau, acabei de ver que minha segunda resenha também é sobre um suposto fim do mundo. :O
PS2: Para quem quiser ver artes conceituais incríveis d’Os Croods, é só clicar nesse link, nesse e nesse aqui também.

—————————————————————————————————-
Danilo Fernandes é estudante de jornalismo, faz um monte de coisa na internet e está tentando zerar sua lista com mais de 300 filmes.

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)