O Guia do Mochileiro das Galáxias – mais popular que a Enciclopédia Celestial do Lar, mais vendido do que Mais Cinquenta e Três Tons de Cinza Coisas para se Fazer em Gravidade Zero, e mais polêmico que a colossal trilogia filosófica de Oolonn Colluphid, Onde Deus Errou, Mais Alguns Grandes Erros de Deus e Quem É Esse Tal de Deus Afinal? E não apenas isso, mas parece que todas essas vindas e idas no espaço-tempo o garantiu vislumbres do que seria a tecnologia no futuro.

Douglas Adams, como um verdadeiro visionário, completamente genial e um mingo dupal, era bem conhecido por sua tendência de Mãe Diná predição futurística. Seu documentário Hyperland (apenas em inglês) é conhecido por ter previsto a rede mundial de computadores (aka internet) em 1990 e muito da tecnologia que caracteriza seu mais famoso trabalho, O Guia do Mochileiro das Galáxias, pode ser encontrado hoje em dia ao nosso redor.

Quem sabe, poderia a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo o mais se encontrar escondida em meio às páginas dessa celebrada brincadeira através do espaço-tempo? Apenas o tempo dirá. Por agora, o maravilhoso poder da retrospectiva nos permite ver algumas das coisas que o moço Adams previu e que hordas de cientistas não.

1.E-books

Pois é, a peça central da tecnologia em H2G2, o livro em si, um e-book uns bons 29 anos antes do lançamento do Kindle (sim, o Kindle não foi o primeiro e-book, mas certamente é um dos mais populares). O Guia é descrito como semelhante a um notebook com centenas de botões e uma tela de oito por dez centímetros (e com as palavras NÃO ENTRE EM PÂNICO em letras garrafais e amigáveis na capa – isso é muito importante).

O fato de que a Amazon atualmente não parece vender um Kindle com um case escrita “NÃO ENTRE EM PÂNICO” é certamente um ultraje. No entanto, encontra-se alguns vendedores no Etsy à espreita nas entranhas da internet que ficariam felizes em tricotar um para você.

Infelizmente, muitos dos equivalentes modernos d’O Guia não são tão resistentes como o original, que é descrito ter sobrevivido ao ser arremessado em rios pré-históricos e congelado nas geleiras da lua de Jaglan Beta. Talvez alguém devesse passar isso às amáveis pessoas da Apple, poderia encorajá-los a produzir uma tela que não se auto destruísse com o mínimo tremor.

2.TOUCHSCREEN

FreeGreatPicture.com-26321-touch-screen-with-a-finger

Apesar de ter sido escrito quando a maioria dos telefones residenciais eram daqueles da dar voltinha com o dedo, há aquela passagem no livro de Zaphod lutando para sintonizar o rádio em sua nave roubada, a Coração de Ouro. A descrição dos controles futurísticos soou similar ao de um aparelho moderno “depois a tecnologia sofisticou-se, e bastava roçar os dedos no painel”.

Não satisfeito com o touchscren, Adams então passa a casualmente dar umas esbarradas em controle por gesto, sugerindo que “agora era só fazer um sinal com a mão à distância, em direção ao rádio. Realmente, dava bem menos trabalho, mas obrigava a pessoa a ficar quietinha se ela quisesse ficar escutando a mesma estação”.

3.COMANDO POR VOZ

Então, para o grande truque do chapéu relacionado à interface computacional, comando de voz também participa fortemente do Guia. O mais notável exemplo disso são as conversas com o computador de bordo tagarela da Coração de Ouro, Eddie. Ele controla toda a nave e é programado para ter uma disposição alegre e radiante (além de um número de personalidades extra, incluindo a de uma mãe coruja).

Tudo o que se precisa fazer para interagir com o Eddie é dirigir ao ar um “Eddie?” ou “computador?” e ele irá entrará serelepe em ação, imprimindo tudo o que diz em uma fita perfurada, para fins de registro. Lembra alguma coisa? É fato bem documentado que ninguém na história deste planeta foi capaz de dizer “Hey, Siri”, “Okay, Google” ou “Xbox, ligar” sem imitar aquelas horríveis vozinhas alegres das propagandas.

Agora, se pudéssemos fazer a Siri resolver nossos problemas pessoais até a décima casa decimal…

4.PHG (PERSONALIDADE HUMANA GENUÍNA)

Personalidade Humana Genuína é um conceito sonhado pela eternamente incapaz Companhia Cibernética de Sirius que significava imbuir máquinas, computadores e até portas automáticas com personalidade e emoções. Infelizmente, mas coerente com a incompetência, a tecnologia resultou largamente em robôs clinicamente depressivos e portas insuportavelmente presunçosas.

Ta, Douglas Adams não foi o primeiro a prever a Inteligência Artificial, nem de longe. Contudo, qualquer um que já foi vítima do lado mais ácido da Siri diria que ali está um pouco de tecnologia com sérios problemas de atitude.

Em mais um passo à I.A. emocionalmente desequilibrada, um pesquisador da universidade de Clemson afirma ter ensinado um computador a sentir confiança e arrependimento. Uma vez que os protótipos de personalidade são mais programados para sentir emoções como “solidão, medo, depressão, dor e paranoia”, diríamos que “arrependimento” se encaixa perfeitamente nesse contexto. Se isso te botar meio pra baixo, não tema, porque os japoneses reportam terem inventado uma robô de nome Pepper planejada para atender suas necessidades emocionais.

5.PEIXE-BABEL

– Mas eu não sei falar Vogon!

– Não precisa. É só pôr esse peixe no ouvido.

Como, exatamente, um viajante intergalático deveria lidar com esse tanto de linguagens incompreensíveis por aí? Não da pra simplesmente aprender como pedir uma Dinamite Pangaláctica em mais de um milhão de dialetos diferentes. E é aí que entra o peixe-babel; ele é “pequeno, amarelo e semelhante a uma sanguessuga, e é provavelmente a criatura mais estranha em todo o Universo” e é capaz de traduzir qualquer língua para qualquer outra quando inserido no ouvido.

Graças a ferramentas como Google e Skype isso está quase se tornando realidade. Nós somos capazes de traduzir textos, por enquanto, mas e falar? Bem, o Skype revelou seu software protótipo que traduzirá áudio em tempo real, permitindo que você converse com duas pessoas em duas linguagens completamente diferentes ao mesmo tempo.

6.KEEP CALM AND CARRY ON

Todos soubemos, amamos e agora odiamos isso. Mas, não entre em pânico, porque há uma alternativa.

Certamente o primeiro poster de Keep Calm veio bem antes d’O Guia do Mochileiro das Galáxias, mas os incontáveis posters, toalhas, adesivos para carros, aventais e canecas dizendo a todos “Carry On” só começaram a aparecer em nossas casas lá pros anos 2000.

Bem, mals galera, não importa o quão bonitinho você pense que aquele post “Keep Calm e Coma Um Cupcake” é, não chegará aos pés do vigoroso DON’T PANIC como o mais sucinto aviso sonoro que um objeto inanimado poderia dar.

7.WIKIPEDIA

O Guia do Mochileiro das Galáxias é, basicamente uma coleção de textos de um grande número de contribuidores que procuram cobrir uma variedade de tópicos tão grande quanto possível e “contém diversos trechos que foram inseridos simplesmente porque na hora os organizadores acharam que era uma boa ideia”. Infelizmente, por causa disso, a qualidade e precisão dos dados tende a variar violentamente e por isso a maioria, se não todos, sendo completamente inúteis.

Soa familiar? Estamos olhando pra você Wikipedia. Nobre e, na maior parte, extremamente útil para resolver discussões de bar. A similaridade com O Guia é quase assustadora. De fato, o próprio Douglas Adams iniciou um percursor para o site em 1999 chamado h2g2 feito para ter mais ou menos meio que tipo exatamente a mesma função.

Ele ficou estupefato com a coisa toda, dizendo que ele estava “brincando” quando sugeriu a ideia para o Guia anos atrás. Ele simplesmente afirma que “inadvertidamente, tive uma terrivelmente boa ideia. Eu realmente não previ a internet. Mas até aí, nem a indústria dos computadores”. Aí está, se gabando humildemente, se é que isso é possível.

8. A NUTRIMÁTICA

Máquina que, “quando o botão de bebida era apertado, ela fazia um exame instantâneo, porém altamente detalhado das papilas gustativas do usuário, uma análise espectroscópica de seu metabolismo e então enviava pequenos sinais experimentais por seu sistema nervoso para testar seu gosto. Porém ninguém entendia por que ela fazia tudo isso, já que invariavelmente servia um líquido que era quase, mas não exatamente, completamente diferente do chá”.

Então, nos encontramos no mundo da nutrição customizada ou, mais especificamente, pessoas correndo feito coelhos com alta dieta de proteínas em academias. Máquinas de vendas de uma companhia chamada Mitonics apareceram em academias por todo o lado na Inglaterra. Basta inserir sua meta de exercícios, peso e percentagem de gordura no corpo e a máquina faz uma mistura que é perfeitamente adequada às suas necessidades nutricionais (desde que essas necessidades sejam de ostentar proteína).

Coca-Cola também entrou nesse jogo com o que é chamado de projeto Coca-Cola Freestyle. Essas máquinas de venda podem misturar mais de 100 escolhas de drinks com sabores customizáveis. Após o usuário com sede especificar suas preferências, incluindo um número de doses de um determinado sabor, a máquina fornece algo quase, mas não exatamente, completamente diferente da Coca.

9. PESADOR PROFUNDO

“Qual é a grande tarefa que eu, Pensador Profundo, o segundo maior computador do Universo do Tempo e Espaço, fui criado para assumir?”

Pensador Profundo é um computador criado por uma raça pandimensional, seres hiperinteligentes (normalmente aparecendo em nossa terceira dimensão como ratos) para calcular a resposta para a pergunta fundamental sobre a vida, o universo e tudo o mais, gerando a resposta 42. Então ele argumenta que a razão da resposta não fazer sentido se deve ao fato de que seus criadores nunca soubera qual era, de fato, a pergunta; consequentemente projetaram um outro computador para calcular a pergunta, com a  ajuda do Pensador Profundo. Esse computador se chama Terra e é frequentemente confundido com um planeta.

Em 2010, um grupo de cientistas começou a sonhar com um supercomputador poderoso o suficiente para processar quantidades massivas de dados em aspectos como a vida, atividade econômica humana e outros processos físicos no planeta Terra a fim de prever o futuro. Então… vida, o universo e tudo mais, né?

Estranhamente, foi chamado de Living Earth Simulator Project (Projeto de Simulação da Terra Viva). Ainda mais estranho, perdeu investimento para um projeto chamado Human Brain Project (Projeto Cérebro Humano), dedicado a mapear o cérebro de humanos e ratos.

Assustador


Traduzido de WHAT CULTURE

Achei interessantíssimo!

Written By

Luiz Carlos Lopes Genaro de Oliveira

Clown, Acadêmico de Engenharia de Energia, Diretor de Recursos Humanos e Redator de Nome Grande da Livraria .doc Fundo do HD (L.FH)