De onde vem tantas mandingas, superstições, crendices e assopramento de fitas?  Qual a relação entre escrever o nome de uma pessoa em um pepino e o colocar em um congelador e essa pessoa se apaixonar por você? Antes de explicar, separei uma listinha dessas “batatas” (porque qualquer uma destas aqui é só fazer que é batata).

eyes-218185_640

1. Deixar seu chinelo virado do avesso pode matar sua mãe.

2. Se você pular uma criança ela não crescerá mais até que você a “despule” (pular de volta).

3. Varrendo os pés de alguém essa pessoa jamais, sob nenhuma hipótese, conseguirá se casar. Tadinha (ou não).

4. Não se pode beber água a noite porque ela está dormindo (essa é lá de Portugal).

5. Buraco no pão, sinal de caixão. Se, ao levar três pães ao forno de uma só vez, um deles cair quando for retirado ou rachar na parte de cima quando a massa estiver crescendo é sinal de morte iminente. Avise seu amigo padeiro

6. Se você deixar, sem querer, um garfo cair no chão isso significa que um homem virá te visitar.

7. Ao matar um sapo pode ter certeza que choverá (hoje a tarde mataram uma saparia).

8. Comer muito queijo prejudica a memória (isso elucida uma grande questão da minha vida).

9. Beber água nas costas de alguém faz mal (fácil de evitar, né?).

É claro que não posso explicar tudo, mas uma boa parte delas se da porque nós temos a tendência de procurar padrões. Isso é bastante conveniente e acontece principalmente quando o que se ganha ao estar certo é muito mais valoroso do que o que se perde ao estar errado. Pois é, salvar sua mãe da morte é muito mais importante do que simplesmente jogar seus chinelos por aí. Um pepino no congelador vale bem menos que o seu grande amor.

Imagine um simpático Australopithecus serelepe pimpão caminhando pela Áfria a fora. Ele vê um outro ser de sua espécie comer uma fruta que ele ainda não tinha visto. Algumas horas depois o que comeu morre. Ele logo liga as coisas: quando se come essa fruta, você morre. Pronto, se ele estiver certo não morrerá (pelo menos não dessa forma) se estiver errado não custa tanto simplesmente não consumir essa fruta em específico.

Na maior parte dos casos isso é inofensivo, mas nem sempre. Vide o vídeo interessantíssimo de uma palestra pro Ted Talks para mais informações e espero que este post agregue aos seus conhecimentos.

https://www.youtube.com/watch?v=5T8NlG4iiXg


Até o próximo evento aleatório dessa coluna!


Fontes:

http://www.rtp.pt/extra/?article=132&tm=6&visual=4

http://sentimentocalmo.com/supersticoes-estranhas

http://entretenimento.band.uol.com.br/cultura/noticia/?id=100000404383

Minha mãe

Written By

Luiz Carlos Lopes Genaro de Oliveira

Clown, Acadêmico de Engenharia de Energia, Diretor de Recursos Humanos e Redator de Nome Grande da Livraria .doc Fundo do HD (L.FH)