Meu vizinho Totoro é um clássico, marcou gerações e influencia artistas, como eu.

Segundo a nova versão do dicionário Houaiss, o termo “clássico” significa “algo que serve como modelo ou referência; exemplar, que segue ou está de acordo com os cânones; usos estabelecidos ou que é conforme com um ideal; tradicional, que obedece às regras; correto, puro, apurado”.

>> Antes de mais nada: Não! Não estou falando do simpático funcionário do grupo de comedia online Portadosfundos. <<

Em termos de cinema, um clássico seria algo que, além de bem feito, cria um modelo novo. Modelo qual todos os filmes a partir dali serão obrigados a considerar. Mesmo que  seja para não fazer igual.

E em termos de desenho animado, no topo da minha lista de clássicos está: Meu Vizinho Totoro.

O que, nunca ouviu falar? Tudo bem, eu perdoo porque é um filme japonês, e sempre é tempo de aprender.
Este filme é, na minha opinião a obra prima do brilhante Hayao Miyazaki.

Veja o trailer do filme:

E existe uma cena marcante nesse filme, que é como as letras subindo em “Star Wars”, a bicicleta passando na frente da nuvem em “E.T.” ou ainda uma regeneração de “Doctor Who”.

Segue abaixo um vídeo da cena:
https://www.youtube.com/watch?v=7QCJrCpBLoc

Uma pena o estúdio Ghibli (o responsável por Totoro e outros) ter anunciado recentemente que não irá mais fazer filmes de longas metragem. (O que parte meu coração)

E mais abaixo como isso influencia pessoas a ponto de fazerem homenagens com os mais diversos personagens:

_artist_request_bus_stop_crossover_james_p._sullivan_michael_wazowski_monsters_inc._parody_rain_smile_tonari_no_totoro_totoro_tree_umbrella__xfZhX41gzm 5e314aefb78525dac00ae5fef71d0d7a1263392026_full 55681cdea8a3ff635fbd898abb3e4e03 381838__safe_twilight+sparkle_princess+celestia_spike_parody_wallpaper_rain_philomena_artist-colon-jackjacko-dash-eponymous_my+neighbor+totoro 1348723505480088d1c images my_neighbor_nina_by_samuraiwarrior7-d6ag6x2 pk_totoro totoro_mac_version[1] totoro_rain_scene_ghost_she totoro_rain_scene_zero_chan totoro011 totoro012
tumblr_mrz97v0m401s92zgfo2_1280

E claro, veja assim que puder!
Conhece? Diz nos comentários o que achou do filme?
Viu recomendado nesse post? Fala aqui nos comentários que indicamos outros deste fantástico diretor de olhos puxados!

Até mais e obrigado por Totoro.

Written By

Rafael Pah

Rafael Pah, mas pode me chamar de PAH. Faço desenho animado pra pagar minhas contas, sou programador e ilustrador nas horas vagas, apaixonado por ciência de todos os tipos. 42: O importante não é a resposta e sim a pergunta.