Humor, drama e representatividade marcam os novos episódios da produção encabeçada pela Maré Geek

 

 Elfos, Orcs, feiticeiras, uma aura medieval. Mesmo para os menos familiarizados com o universo geek, tais figuras já não podem ser classificadas como desconhecidas do grande público.

 A subversão destes estereótipos é, contudo, pouco comum, sendo estes tratados ainda como pilares tradicionais dos RPG’s clássicos e replicados nos novos jogos, online ou off-line. “Desaventureiros”, websérie brasileira que lança a sua 2ª temporada a partir do dia 16/05, via YouTube, surge da necessidade de diálogo entre o mundo fantástico dos Role-Playing Games e a busca por representatividade real e midiática para grupos minoritários.

Com produção da Maré Geek, o grande desafio desta nova etapa da série é, ao mesmo tempo, prosseguir com a grande repercussão de público e de crítica da primeira temporada – o que lhe rendeu indicações a cinco prêmios internacionais – e, por outro lado, melhorar técnica e dramaticamente o trabalho iniciado em 2017.         

Tal missão já dá pistas do caminho que irá trilhar. O trailer da saga que vem por aí está disponível no canal da Maré Geek no YouTube e pode ser conferido no link a seguir:

 

A SÉRIE

  “Desaventureiros” traz a saga do grupo Companhia do Dragão Bronzeado, aventureiros que estão mais para… desaventureiros! Liderados por Vic Voz do Vento, um jovem bardo humano, a turma de aventureiros de segunda classe é formada pela Elfa Shi, o meio-elfo Fliq, o Anão engajado Touro Vegano e a Clériga Geburath, e financiada por uma influente mercadora, A Mãe, de quem o protagonista é filho. O objetivo deles (principalmente o de Vic) é provar à mantenedora que eles são dignos da contratação por um grupo de Aventureiros Classe A, mas este percurso é cheio de desafios. O mais cruel deles é a superação de suas próprias limitações: o ego de Vic, o orgulho de Shi, os acessos violentos de Fliq, o idealismo de Touro e a natureza caótica de Geburath.

 

Marcada por bom humor, embates de ego e conflitos sociais, como a banalização da violência, a precariedade dos direitos trabalhistas e as diferentes formas de afeto contemporâneas, a série aborda também discussões ligadas à representatividade. Sophia Tomazelli, uma das sócias da Maré Geek, também criadora e atriz da série, explica: “Não é obrigação da fantasia reimaginar o status quo? Ela tem, afinal, mais liberdade do que qualquer outro gênero. E ela sempre nos pareceu poderosa demais para ser subestimada”. Alguns dos temas abordados neste sentido, e que ganham mais atenção ainda nesta segunda temporada, são o empoderamento feminino (por meio de vários personagens que assumem o protagonismo de suas próprias vidas de forma sistemática), representatividade LGBTQ+ e poliamor (na primeira temporada com o “trisal” Touro, Shi e Joana – na segunda temos um triângulo amoroso entre Vic e Fliq, com o surgimento do personagem Salaz) erepresentatividade negra, todos esses aspectos atuando como uma quebra de paradigmas com relação aos estereótipos das figuras tradicionais dos RPG’s.

 

A SEGUNDA TEMPORADA

 

A segunda temporada de “Desaventureiros” traz novidades não só no que diz respeito às novas histórias, mas também um novo aspecto estrutural. Enquanto as primeiras aventuras tinham um caráter de autonomia entre os episódios, numa linha inspirada na série Brooklyn-Nine-Nine, de acordo com os próprios produtores os novos episódios fazem parte de uma construção mais “amarrada”, contemplados com um cuidado especial na continuidade. Isso também promove um aprofundamento nos dilemas dos personagens, que agora passam a lidar com membros de outro grupo: a Companhia do Dragão Dourado de Diamantes Divinos, o mais bem-cotado em todos os rankings de aventureiros, composto por lendários Aventureiros Classe A e liderados por ninguém menos que a irmã mais nova de Vic, que ele não via desde o divórcio dos pais em sua infância.

 

A PRODUÇÃO

 

Lucas Durão e Sophia Tomazelli são os nomes por trás da Maré Geek, acumulando os papéis de roteiristas, produtores e atores em “Desaventureiros”. De acordo com eles, tudo começou num “siricutico criativo” após uma série de frustrações com outros projetos audiovisuais e literários. “A gente queria alcançar as pessoas e sabia que tinha um conteúdo relevante para isso. Então decidimos migrar pra uma plataforma (o YouTube) em que pudéssemos criar sem passar por ninguém. E a resposta da primeira temporada foi muito recompensadora”.

 

Com recursos escassos, a primeira temporada da série tornou-se possível graças à colaboração de bons amigos, que não só toparam o desafio como tornaram o projeto algo muito maior do que se projetava inicialmente.  A primeira temporada da série, lançada em 2018, contou com um investimento de R$ 10 mil reais e 20 pessoas envolvidas na produção, tendo sido indicada às categorias de Melhor Musical e Melhor Figurino no Asia Web Awards e Melhor Comédia no Seoul Webfest, além do Prêmio de Incentivo à Produção Brasileira no Riowebfest. Foi finalista no Tuscany Webfest e integrou as seleções oficiais do Miami Independent Film Festival, Sicily Webfest, International Online Webfest e Baltimore Webfest. Já a segunda temporada registrou uma salto: foram investidos R$ 50 mil reais e 50 pessoas integraram a equipe, sendo que cada episódio levou cerca de dois dias para ser gravado. O universo geek é, hoje, um dos segmentos mais rentáveis da indústria de entretenimento no mundo. O Brasil figura entre os cinco países que mais faturaram na área no ano passado.

 

A websérie vai ao ar semanalmente, às quintas-feiras, sempre às 11h.

 

Desaventureiros – Lançamento da 2ª Temporada

Data: 16 de maio de 2019, às 11h

Onde: Canal Maré Geek no YouTube – youtube.com/maregeek

 

FICHA TÉCNICA

 

Produção Maré Geek / Maré Filmes

Criadores/Showrunners: Lucas Durão e Sophia Tomazelli

Roteiros: Lucas Durão, Sophia Tomazelli, André Gropo, Thais Tomazelli

Diretores: Lucas Durão, Sophia Tomazelli, Leo Praça, Aline Zambrini, Luiza Azevedo, Luciana Bonassi

Produtora: Beatriz Piffer

Produção Executiva: Lucas Durão e Sophia Tomazelli

Fotografia: Miguel Leite

Design de Som: Alex Kim Manso

Direção de Arte: Gabriela Piccinini

Figurino: Stéphanie do Ó

Maquiagem: Jess Tommasi

Edição: Lucas Durão e Flávia Lucena

Música Original: Alex Kim Manso

Canções Originais: Rafael Durão e Henrique de Paula

Colorista: Miguel Leite

 

Assistente de Direção: Beatriz Sampaio

Assistente de Direção: Plínio Chaparin

Supervisora de Script: Mavi Tartaglia

1º Assistente de Produção: Daniela Freire

2º Assistente de Produção: Chico Zigiatti

 

Assistente de Câmera: Fernanda Rúbia

Assistente de Câmera: Inês Cruz

Making Of: Manoela Meyer

Assistente de Arte: Julia Tetzlaff Rosas

Assistente de Arte: Mariana Magalhães Campos Orlandi

Assistente de Arte: Isabella Gebara

Assistente de Figurino: Fátima Lima

Assistente de Maquiagem: Yma Callas Martinez

 

Elenco:

Lucas Durão

Sophia Tomazelli

Laura Cristina Magalhaes

Tuzão

Julio Paulucci

Camilla Silva

Davi Assis Novaes

Marcela Grandolpho

Elvis Zemenoi

Vitor Colli

Geovana Troffini

Sérgio Marques

Luiz Silvestre

Fernanda Tessitore

Eric Neguishi

Carlos Leroy

Alex Reis

Luiza Azevedo

Henrique de Paula

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.