Passeando pelas livrarias cariocas, encontrei algo muito interessante e apropriado para trazer pra vocês. “Cozinha Geek” é um livro interessante para quem além de gostar de cozinhar (e comer) é fissurado por ciência. Jeff Porter, o autor,  não tem nenhuma graduação em culinária, estudou ciência da computação, artes visuais e está cursando engenharia de software … nada a ver né? Ou tudo a ver, muito a ver!

Potter cresceu vendo e ajudando seus pais a cozinharem, sempre fazendo aquelas perguntinhas clássicas: “Como isso funciona?”, e a partir daí veio a necessidade de respostas mais aprofundadas que as dadas por eles, o que resultou nesse livro maneiríssimo!!

Jeff-Potter-making-ice-cream-with-liquid-nitrogen-low-res

Jeff fazendo sorvete sem geladeira!

Se você curte essa coisa de inovação na cozinha e acredita que seja até mesmo uma forma de expressar a sua criatividade, pare de seguir receitas!! Ler esse livro é para quem está interessado na ciência por trás do que acontece com comida enquanto está cozinhando … além de improvisar e criar poder criar um “prato personalizado”.

Eu já fico encantada com o que o chef brasileiro Felipe Bronze faz, aquelas ferramentas todas, manipulação de elementos e temperaturas super especificas para cada coisa, imagina então, poder ter todo esse conhecimento reunido em um livro! Gostei bastante e pretendo testar!! Deus me ajude!!

 

Este livro é um recurso excelente e intrigante para quem quer experimentar na cozinha. O autor fornece várias informações sobre a criação de engenhocas para executar experiências especificas para cada tipo de alimento, dá informações sobre reações importantes na culinária, como a desnaturação de proteínas, reações de Maillard e caramelização, e como elas impactam os alimentos que cozinham. Você vai saber como “brincar com comida” usando hidrocolóides e sous vide!! Ohhh …

Além de tudo, o conteúdo ainda traz, em primeira mão, entrevistas com pesquisadores, cientistas de alimentos, especialistas faca, chefs, escritores e muito mais, incluindo autor Harold McGee, personalidade da TV Adam Savage e o químico Hervé This.

Já existe esse livro traduzido para português, publicado pela editora Alta Books. Já disponível em livrarias e até na internet mesmo.

capa lpi.indd

Livro: Cozinha Geek – Autor: Jeff Potter – Editora: Alta Books

Então, boas experiências e bon appétit!!

 

Written By