Há muito tempo a arte urbana mostra presença nas maiores cidades do mundo. Enfrentando muitas vezes o preconceito e a discriminação, artistas prosseguem expressando sua criatividade pelos muros, viadutos e lugares públicos. Mesmo sendo talentosíssimos e cheios de criatividade e expressão, tais artistas são confundidos com os tão odiados pixadores, que marcam as paredes e muros de casas e comércios como sinal de protesto ou demarcação de áreas de gangues.

De um tempo pra cá o chamado grafite vem encontrando seu espaço até mesmo dentro das casas das pessoas. Muitos “grafiteiros” fizeram nome e hoje suas gravuras enfeitam cenários, ambientes comerciais e até mesmo residências de alto padrão, não sendo restritas apenas a regiões de periferia.

 

grafite xx

Projeto: Casa Cor Santa Catarina 2011

 

grafite x

 

grafite 2

 

grafite hoje em casa MORAR-MAIS-RJ

 

restaurante casa cor grafite

 

grafite os gemeos_apartamento-fernanda-marques-03 foto casadv

Projeto de autoria dos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo “Os Gêmeos”

 

Muita gente talentosa está nisso, e no ultimo dia 24, foi anunciado em Paris o Street Art Project, uma iniciativa do Instituto Cultural do Google. Trata-se de uma galeria online com mais de 4 mil obras, de diversas partes do mundo.

A apresentação oficial da plataforma será lançada no Palais de Tokyo, arte contemporânea, sábado dia 28/06.

São iniciativas como essa do Google que projetam os artistas antes marginalizados por essa cultura tão erroneamente propagada! Em um mundo com tanta variedade cultural é impossível que só um estilo prevaleça, muitos artistas que hoje são consagrados enfrentaram preconceito em sua época por sua característica inovadora. Um exemplo que sempre gosto de citar é o famosíssimo Monet, que morreu praticamente sem ver o sucesso de sua obra.

Não existe uma forma de medir talentos, apenas existem coisas que no agradam ou desagradam. Muitas vezes somos levados a acreditar em coisas convencionadas, sem saber.

Existe espaço sim para arte nas ruas. Existem nomes consagrados no Brasil e no exterior. Seguem algumas imagens e seus respectivos autores:

 

10-Trans-2

Grafiteiro Trans – Inglaterra

 

10-Trans-3

 

DAIM around

Daim – Alemanha

 

Aryz - Espanha

Aryz – Espanha

 

Belin – Alemanha

Belin – Alemanha

 

7-Belin-3

 

Edgar Mueller – Alemanha

Edgar Mueller – Alemanha

 

6-Edgar-Mueller-3

 

Smug – Escócia

Smug – Escócia

 

5-SMUG-1

 

Eric Grohe – Estados Unidos

Eric Grohe – Estados Unidos

 

3-Kurt-Wenner-41

Kurt Wenner – Estados Unidos

Kurt Wenner – Estados Unidos

 

3-Kurt-Wenner-41

 

Banksy – Inglaterra

Banksy – Inglaterra

 

 

2-Banksy-5

 

Os Gêmeos – Brasil

Os Gêmeos – Brasil

 

1-Os-Gêmeos-5

 

1-Os-Gêmeos-1

 

Viva a arte e sua verdadeira função! Já disse um poeta concreto e subversivo: “A arte existe, porque a vida não basta” – Ferreira Gullar

Written By