Don’t  get into a spaceschip with a madman

 

Olá meus whovians queriduxos!

Demorou, mas saiu mais uma resenha cheia de aventuras, altas confusões e spoilers!

Journey to the Center of the Tardis, escrito por Stephen Thompson (The Curse of the Black Spot), sinceramente, foi até agora, o melhor episódio dessa temporada!! (Deixei em destaque o até agora porque ainda teremos um episódio escrito pelo Neil Gaiman!).

Depois das críticas sobre a sua estranha relação não para nós com a TARDIS, o Doutor resolve deixar Clara pilotar a nave (HUGE MISTAKE!), desativando seus escudos, e colidindo com um nave, e consequentemente caindo dentro da dita cuja.

 

dw

Os habitantes dessa outra nave, conhecidos grosseiramente como sucateiros (tradução literal e chula) encontram a TARDIS, e tentam de tudo para abri-la mas não conseguem, até o Doutor aparecer, assustar todo mundo como sempre, e perceber que a Clara está sumida (Oh God…)

Percebendo um grande interesse deles pela TARDIS, ele pede ajuda na missão de resgatar Clara, e os ameaça dizendo que colocou a TARDIS no modo de auto destruição, fazendo com que eles se empenhassem mais no resgate.

 

dw1

Nessa jornada começamos a conhecer as pastes obscuras da TARDIS, seus modos de defesa, suas fraquezas, e o que acontece quando você mexe em algo que não deve.

 

Bom, com certeza um dos melhores episódios envolvendo a TARDIS como tema principal. Finalmente vimos a piscina que o Doutor falava

\o/ COMEMORA!

 

Tem tanta coisa FODA  legal nesse episódio que eu fiquei até receosa de escrever sobre ele e esquecer alguma coisa. Bem provável que isso aconteça mesmo, então se tiver algo extremamente relevante que eu não coloquei aqui, façam o favor de cometar ai embaixo ;D

Bom, vou começar falando sobre os tais sucateiros. Bom, na verdade, eles são irmãos Van Baalen, e ficam fascinados com a nave, querendo roubar tudo que vê pela frente nela, apenas o mais novo é o mais consciente e ingênuo. Por sinal, ele foi enganado por um bom tempo, achando que era um androide, quando na verdade, ele quase morreu, e para sua sobrevivência colocaram voz sintética e olhos biônicos no corpo dele, e o fizeram acreditar que ele era um androide.

Ok, parte bem interessante da história, mas o mais interessante mesmo é o que acontece na TARDIS e o que tem dentro dela.

O interesseira que está lá pra ajudar no resgate da Clara acha uma sala cheia de “ovos”. Essa sala é o sistema de reconfiguração arquitetônica da TARDIS, e serve para reconstruir partículas conforme a sua necessidade. Ou seja, faz qualquer coisa por você;

Claro que mesmo com o apelo do Doutor, o boçal rouba um dos “ovos”, que na verdade se chama circuito e pronto, a TARDIS entra num acesso de raiva e faz com que todo mundo, até a Clara, fique andando em círculos na nave, criando um labirinto.

Dica: nunca irrite a TARDIS. Ela também tem sentimentos

Não sei se vocês repararam, mas esse episódio é um EASTER EGG gigantesco.

O primeiro aparece no começo do episódio, antes da nave ser passada para a Clara, ele gira uma chave com o nome Smiths. Interessante…

 

Bom, antes de Clara chegar na biblioteca, ela entra num cômodo onde ela encontra vários objetos, e vimos várias coisas da história do Doctor, como seu berço de Gallifrey, a maquete de papel da TARDIS feita por Mels, a lupa que ele e Donna usaram para investigar os assassinatos em uma mansão no interior da Inglaterra ao lado de Agatha Christie em The Unicorn And The Wasp, entre outras coisas. Interessante também foi quando o mais velho dos irmãos Van Baalen tenta desmontar o console da TARDIS e ouvimos ecos de todas as pessoas que já viajaram à bordo dela (Susan, Leela, Jo, Rose, Amy, Martha, Ian, além das outras regenerações do próprio Doctor) todos expressando sua perplexidade ao ver uma nave tão peculiar.

Chegando na biblioteca Gallifrey, Clara encontra um livro, onde ela lê sobre a história  da guerra do tempo e o nome do Doctor. Agora alguém me explica: como ela conseguiu ler em Gallifrey? E não usem a desculpa da TARDIS, pois ela não traduz a língua do Doctor.

 

 

Gostaria de entrar em mais detalhes sobre o fato de que a TARDIS começa entrar em colapso, e o passado, presente e futuro se encontram, mas gostaria muito de saber o que vocês acharam dessa parte.

Bom, o mais divertido é ver o Doutor enganando todo mundo de novo. Depois que encontram a Clara, ele fala que na verdade, a auto destruição da nave nunca existiu =D

 

Os monstros encontrados na nave, que todo mundo estava com medo, na verdade era o futuro da Clara e dos irmão. Eles acabam morrendo e “assombrando” a nave. Claro que o Doctor, com dua genialidade de sempre, dá um jeitinho de mudar o futuro, mas infelizmente ele não consegue salvar os irmãos.

Mas é nessa hora que ele resolve contar tudo pra sua companion. Conta as suas dúvidas sobre ela, de ter visto ela morrer mais de uma vez, e porque ele sempre acaba a encontra de uma forma ou de outra.

Depois de quase morrerem, eles chegam no coração da TARDIS.

Por causa da colisão, ele explode, e congela temporariamente para tentar salvar a vida do Doctor.

Apesar de quase perder as esperanças, o Doutor percebe que o botão amigável que aparentemente não existe (ele é citado no começo do episódio) é a salvação de tudo. Doctor entra na fenda temporal, entrega o botão para ele mesmo no passado e evita a colisão com a nave.

A parte ruim (e boa para o Doutor) de tudo isso é que a Clara esquece tudo que aconteceu, sobre o fato de ela ter morrido antes e também sobre o verdadeiro nome do Doctor.

 

Ver cada pedaço e interior na nave, ver seus segredos, suas reações perante o perigo, foi espetacular! Espero que isso possa ser explorado mais vezes. Quem sabe ainda existam coisas que não conhecemos dentro do coração da nossa nave favorita?

Esse post ficou GIGANTE e mesmo assim faltou muita coisa. Só sei disso: espero que os próximos episódios continuem ótimos como esse foi, e aparentemente a tendência é só melhorar!

Obrigada Doctor Who por mais uma aventura que nunca vamos esquecer e obrigada Stephen Thompson ! Pode escrever mais episódios, nós só temos o que agradecer.

 

Até a próxima com: The Crimson Horror!

 

UPDATE!!!

Acho válido fazer essa atualização só para destacar um post dos nossos amigos do Universo Who. Eu não comentei no post pelo simples fato de não ser a maior conhecedora da série clássica, então às vezes é melhor ficar calada do que falar besteira né? hauahuahuahua

Mas sim, deixo aqui o link falando sobre O Olho da Harmonia e todas as dúvidas que tivemos, como ele está no TARDIS, é ou não é o verdadeiro, etc… ou pra quem não conhece, não fazia ideia do que o Doutor estava falando.

E aproveitem pra assistir a série clássica 🙂

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.