Para estrear a coluna “O Peixe Babel”

A coluna do Peixe Babel irá trazer textos escritos por Douglas Adams ao longo de sua vida, sejam artigos, entrevistas ou pequenas anotações.

d_adams

Chá 

Um ou dois americanos me perguntaram por que os ingleses gostam tanto de chá, já que para eles nunca pareceu ser uma bebida muito boa. Para entender, deve-se prepará-lo de maneira adequada.

Há um princípio muito simples para o preparo do chá, e é o seguinte – para se conseguir o sabor peculiar do chá, a água precisa estar fervENDO (não fervIDA) quando ela atingir as folhas do chá. Se estiver apenas quente, então o chá ficará insípido. É por isso que nós ingleses temos esses rituais peculiares, como aquecer o bule primeiro (para que a água fervente não esfrie rapidamente conforme é despejada no bule). E é por isso que o hábito americano de se trazer à mesa uma xícara de chá, um saquinho de chá, e um recipiente de água quente é simplesmente a forma perfeita de se fazer uma xícara de chá aguada, pálida e rala, que ninguém em sã consciência ficaria com vontade de beber. Os americanos ficam todos abismados com o fato de os ingleses fazerem tanto caso por conta de uma xícara chá porque a maioria dos americanos NUNCA BEBEU UMA BOA XÍCARA DE CHÁ. É por isso que eles não entendem. Na verdade, a essência da questão é que a maior parte dos ingleses não sabe mais como fazer chá também, e a maioria das pessoas bebem café instantâneo barato ao invés disso, o que é uma pena, e dá aos americanos a impressão de que os ingleses basicamente não têm ideia do que são estimulantes quentes.

Então o melhor conselho que posso oferecer a um americano recém-chegado à Inglaterra é o seguinte: Vá ao Marks and Spencer e compre um pacote de chá Earl Grey. Volte para onde você está hospedado e ferva uma chaleira de água. Enquanto ela está esquentando, abra o pacote que está selado e dê uma bela fungada. Cuidado – você pode se sentir meio tonto, mas isso é na verdade perfeitamente legal. Quando a água da chaleira tiver fervido, despeje um pouco em um bule, rodopie-o, e destampe-o novamente. Coloque dois (ou três, dependendo do tamanho do recipiente) saquinhos de chá dentro do bule. (Se eu realmente estivesse tentando levá-los ao caminho da retidão, diria para usarem folhas soltas ao invés de saquinhos, mas vamos seguir apenas passos fáceis.) Leve a chaleira para ferver de novo, e então despeje a água fervendo o mais rápido que puder no bule. Deixe repousar por dois ou três minutos, e então despeje em uma xícara. Algumas pessoas dirão que não se deve tomar leite com Earl Grey, mas apenas colocar uma fatia de limão. Danem-se. Gosto com leite. Se acha que vai gostar com leite, então é provavelmente melhor colocar um pouco de leite no fundo da xícara antes de despejar o chá.* Se despejar o leite dentro da xícara de chá quente, vai escaldá-lo. Se acha que vai preferir com uma fatia de limão, então, bem, acrescente uma fatia de limão.

Beba. Depois de algum tempo você começará a achar que aquele lugar para o qual veio talvez não seja tão estranho e maluco afinal de contas.

12 de maio de 1999

*Isto é socialmente incorreto. A maneira socialmente correta de se despejar o chá é colocando o leite depois do chá. Tradicionalmente, estar correto socialmente não tem nada a ver com razão, lógica, ou física. Na verdade, na Inglaterra é geralmente considerado socialmente incorreto saber das coisas ou pensar nelas. É importante ter isso em mente quando fizer uma visita.

Written By

Carlos Eduardo

Meu nome é Carlos Eduardo e já completei 37 primaveras. Meu sonho é ter um robô de estimação e viajar o mundo em um balão.