Foi o momento em que um raro pássaro kakapo (caçapo) chamado Sirocco pulou na cabeça do zoólogo Mark Carwardine e tentou acasalar com ele,  que levou o apresentador de TV e ex-reitor da Dundee University Stephen Fry a dizer: “Desculpe, mas essa é uma das coisas mais engraçadas que eu já vi. Você está sendo molestado por um papagaio!”

O hilariante incidente em Codfish Island, Nova Zelândia, aconteceu em 2009, enquanto eles estavam filmando Last Chance To See – uma série que viu a dupla improvável viajar pelo mundo em busca de uma coleção heterogênea de espécies ameaçadas de extinção.

Desde então, um vídeo do incidente com o kakapo teve mais de 100 milhões de acessos no YouTube, com o Sirocco se tornando uma grande celebridade na Nova Zelândia, ao mesmo tempo em que aumenta a conscientização como pássaro oficial da conservação.

“Se eu tivesse que citar uma coisa que saiu de Last Chance to See que me deixou muito feliz, seria essa”, sorri Mark, acrescentando que nos 31 anos desde que fez a primeira série Last Chance To See com o falecido Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, em 1989, o número de kakapos subiu de 40 para 200 “ainda oscilantes”.

Mark Carwardine com Douglas Adams em Juan Fernandez Islands, Chile – Dezembro 1988

Mas se a lição de Last Chance To See é que a conservação preditiva é vital – que quanto mais tempo você deixa as espécies ameaçadas de extinção, mais difícil e caro é trazê-las de volta da beira do abismo – então ele está muito mais sombrio sobre as perspectivas da vida selvagem em geral.

Das oito espécies que ele e Douglas Adams estudaram em 1989, o golfinho do rio Yangtse da China está extinto e o rinoceronte branco do norte do Congo está extinto na natureza, com apenas dois em cativeiro.

Extinções

É uma situação que ele acha “muito assustadora” e um lembrete de que, apesar da enorme quantidade de tempo, dinheiro e esforço investidos em todo o mundo tentando protegê-los e o sucesso em conseguir que mais pessoas se interessem pela conservação, muito mais ainda precisa ser feito.

“De modo geral, em 25 anos, o melhor que todos nós alcançamos na conservação é desacelerar o declínio”, diz Mark.

“A verdade é que a maioria das espécies está pior agora do que há 25 anos.

Mas, sem a conservação, muitos teriam desaparecido completamente.”

Mark Carwardine. Em perigo crítico – declarado oficialmente extinto no final de 2007. Este indivíduo (um golfinho chamado Qi-Qi) foi fotografado em cativeiro em 1988 no Instituto de Hidrobiologia, Wuhan, China. Fotografia extremamente rara – muito poucas existentes. Outros nomes: beiji, golfinho do rio chinês

“Tenho uma conversa com amigos que estão trabalhando com conservação há décadas, e todos nós dizemos a mesma coisa que é muito deprimente, mas é o que nos faz continuar. Sem conservação seria pior.” Mark diz que o mundo da conservação era, sem dúvida, muito diferente 30 anos atrás, com menos membros do público tão cientes. Essa foi uma das razões para envolver Douglas Adams, pois ele teve um grande número de seguidores através do Guia do Mochileiro das Galáxias e eles esperavam que seus fãs se inspirassem para pegar o livro Last Chance To See.

Amor pelos animais ao longo da vida

No que diz respeito à sua própria vida, trabalhar na conservação é tudo o que agora o homem de 61 anos de Dorset sempre quis fazer.

Mark Carwardine com um rinoceronte branco em extinção

Uma de suas primeiras lembranças quando menino foi em St James Park, em Londres, com os braços estendidos e o pai colocando pão nos braços e na cabeça enquanto pombos e pardais desciam para se alimentar.

Ele se formou em zoologia e, desde então, atribui sua carreira à “pura sorte” – trabalhando para o WWF, trabalhando em rádio e TV e escrevendo mais de 50 livros.

Quando se trata do público em geral, ele acha que a maioria das pessoas “entende” a conservação agora e entende por que ela é importante. Em pesquisas, muitos estão até dispostos a pagar por isso.

Mas o desafio é fazer com que os políticos promovem mudanças significativas longe das frases de efeito.

“David Attenborough está dizendo isso e todos que conheço na área de conservação concordam”, diz Mark. “Se não agirmos juntos nos próximos anos, basicamente estaremos perdidos. Parece que você está andando pelas ruas com um cartaz dizendo ‘o fim do mundo está próximo’. Mas o desafio é fazer com que os políticos vejam isso como mais do que apenas votos verdes e caixas marcadas. Acho que, no Reino Unido, uma coisa que precisamos fazer é tornar o meio ambiente parte de todo o nosso processo de desenvolvimento.”

Integração

“Para ser integrado em todos os outros departamentos – transporte, educação e tudo mais. O verdadeiro desafio é o resto de nós persuadir os tomadores de decisão de que isso é absolutamente fundamental e que está tudo muito bem definir metas prontas para a Conference of the Parties para mudanças climáticas. Você realmente tem que cumprir as metas.

Os políticos são bons em falar sem fazer o que dizem.

O grande desafio para os próximos anos é mudar isso.

Sem os políticos firmemente a bordo, agindo e não apenas falando sobre isso, então eu realmente temo pelo futuro. E os próximos anos serão críticos nisso. ”

Mensagem de esperança

Mark admite que tudo isso soa como “desgraça e tristeza”.

Mas ele também carrega uma mensagem de esperança, e é por isso que se recusa a desistir.

Mark Carwardine

Há cerca de 25 anos, ele escreveu um guia de campo para baleias, golfinhos e botos. Foi o primeiro de seu tipo.

Mas quando ele olhou para ele novamente alguns anos atrás, ele percebeu que estava desatualizado e “ficando embaraçoso”, então decidiu que era hora de fazer um novo.

Embarcar no projeto que ele pensava que duraria um ano, levou seis anos de trabalho sólido envolvendo centenas de especialistas em baleias em todo o mundo.

Em um mundo fora da Covid, ele teria visitado Perth pessoalmente como parte de uma mini turnê pelo Reino Unido.

Teria sido uma oportunidade de visitar o país que ele ama – a Escócia.

“Não estou apenas dizendo isso, mas se eu pudesse morar em qualquer lugar do mundo, seria a Ilha Negra”, diz ele.

Guia de campo de Mark Carwardine  

“Eu amo isso e tudo sobre isso. A vida selvagem é fantástica. Eu amo o deserto.

Os golfinhos, os gatos selvagens, as aves de rapina – você tem tudo na Ilha Negra. É simplesmente maravilhoso. E para um fotógrafo de vida selvagem, você simplesmente não teria que sair de lá! Eu amo isso.”

No entanto, com muito de seu trabalho – viagens de observação de baleias e fotografia de vida selvagem – envolvendo viagens e, portanto, cancelado, ele está se reinventando.

Ele está conduzindo sessões sobre como fazer coisas como fotografar pássaros em um jardim fechado.

Essa é outra área onde ele tirou pontos positivos desses tempos difíceis.

“As pessoas estão pela primeira vez observando o que está ao seu redor e percebendo coisas que não notariam antes, porque as pessoas estão correndo o tempo todo e não param”, diz ele.

“Acho que é uma coisa realmente saudável – o interesse pela natureza e pela conservação definitivamente cresceu durante o lockdown.”

“Acho que mais pessoas estão tendo um interesse ativo em coisas como a mudança climática agora, simplesmente porque não sabiam como era sem aviões no céu e menos carros nas estradas. Tem um outro lado também.”

Mark Carwardine está incentivando a fotografia de jardim durante os lockdown

Você pode conferir alguns trechos de episódios de Last Chance to See com Stephen Fry no canal do YouTube da BBC

The Courier
Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.