Brian Blessed comentou que ele perdeu o papel principal em Doctor Who porque a BBC estava “assustada” com sua ideia de como interpretar o personagem.

O ator de Flash Gordon e Star Wars falou no passado sobre como foi abordado para assumir o lugar de William Hartnell em meados dos anos 60 – em uma nova entrevista, ele disse  “quase tiveram um ataque cardíaco” quando ele revelou como ele queria fazer o papel.

“Eu fui [abordado],” Blessed confirmou. “É uma longa história. Estive em  Z-Cars [drama policial da BBC] por dois anos no papel de ‘Fancy’ Smith, o durão e heróico homem de Yorkshire. E então  Andrew Osborn [o produtor da BBC] me levou para uma longa caminhada e disse: ‘Bill Hartnell está muito velho e queremos um jovem Doctor Who’.

Blessed afirma que teve “um longo encontro com todos eles” enquanto ponderava se aceitava o papel ou assumia outro papel que lhe fora oferecido, o de Porthos em uma adaptação da BBC de Os Três Mosqueteiros. Eu disse: ‘Sério, pessoal, adoro Doctor Who, adoro assistir, mas não o vejo da maneira como vocês o assistem’.”

Suas ideias – que supostamente envolviam maquiar-se para “tornar [o Doctor] chinês” (via The Sun) – foram rapidamente rejeitadas pelos produtores da BBC. “Eles quase tiveram um ataque cardíaco. Foi absolutamente assustador para eles. Então eu saí e fiz Os Três Mosqueteiros. ”

The Three Musketeers (1966-1967)

Embora as ideias de Blessed nunca tenham chegado à tela, certos episódios clássicos de Doctor Who atraíram polêmica nos últimos anos por, entre outras coisas, ter atores brancos interpretando personagens chineses – com o serviço de streaming BritBox adicionando um aviso de conteúdo em alguns dos episódios.

Blessed viria a aparecer no programa na história de 1986 The Trial of a Time Lord, interpretando o senhor da guerra Yrcanos, e diz que adoraria ter interpretado o personagem principal. “Meu maior amor na vida é o espaço”, explicou ele. “Quer dizer, tem o Flash Gordon, mas é claro que na realidade fiz seis meses de treinamento em Moscou na Cidade do Espaço, então sou um cosmonauta totalmente qualificado e trabalhei com a NASA na Ilha da Reunião no Pacífico, com muitos microbiologistas e geólogos.”

Brian Blessed como Yrcanos em Doctor Who (1986)


Flash Gordon está sendo relançado em uma edição de colecionador 4K em Blu-ray, DVD e formatos digitais em comemoração aos 40 anos do filme

 

Vi no Radio Times

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.