Uma futura missão européia poderia usar ondas gravitacionais para detectar planetas como os mencionados na ficção científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, segundo um novo artigo.

Nos últimos anos, ondas gravitacionais sondaram os pares de buracos negros. Logo, eles também podem revelar planetas que orbitam pares de anãs brancas, estrelas no final de suas vidas.

“Um planeta que sobreviveu à evolução de dois sóis – duas estrelas da sequência principal que se tornam anãs brancas binárias – é definitivamente muito, muito velho!” Nicola Tamanini, principal autor da nova pesquisa e astrônomo do Instituto Max-Planck, na Alemanha.

O feito exigiria futuros detectores de ondas gravitacionais, como a missão Space Antenna Laser Interferometer (LISA) da Agência Espacial Européia. Como os detectores de ondas gravitacionais podem “enxergar” mais do que seus “primos” eletromagnéticos, LISA conseguiu identificar exoplanetas mesmo fora da Via Láctea, que os cientistas ainda precisam administrar.

Detectores de ondas gravitacionais como o LISA, que deve ser lançado no início da década de 2030, identificam as ondas gravitacionais produzidas por pares compactos de objetos. Esses pares podem incluir duplos anões brancos, que nascem quando estrelas de tamanho médio como o sol morrem e expelem suas camadas externas. Não mais maciça o suficiente para energizar a fusão em seu núcleo, eles lentamente esfriam e morrem.

Estas estrelas frias podem ser um desafio para detectar usando luz e outras técnicas baseadas no espectro eletromagnético. Encontrar os planetas “mais claros” que os orbitam é ainda mais difícil. Até agora, apenas um planeta e um único pedaço de detritos planetários foram detectados em órbita de uma anã branca, embora a existência de sobras planetárias tenha sido indiretamente observada.

A compreensão de quantos mundos sobrevivem em torno de anãs brancas pode fornecer insights sobre os sistemas planetários no final de suas vidas – e Tamanini e seu colega acreditam que o LISA permitirá que cientistas façam exatamente isso. Eles descobriram que, se tais planetas existirem, o LISA deveria ser capaz de detectar algumas centenas de novos exoplanetas. Sua pesquisa foi publicada em 8 de julho na revista  Nature Astronomy.

Vi no Space 

 

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.