Especialistas marinhos na Noruega acreditam ter encontrado uma baleia branca que foi treinada pela marinha russa como parte de um programa para usar mamíferos subaquáticos como uma força especial de operações.

Pescadores próximos da pequena vila de pescadores noruegueses de Inga relataram na semana passada que uma baleia beluga branca usando um estranho arreio havia começado a perseguir seus barcos de pesca.

“Nós íamos lançar redes quando vimos uma baleia nadando entre os barcos”, disse o pescador Joar Hesten à emissora norueguesa NRK. “Ela veio para nós e, quando se aproximou, vimos que tinha algum tipo de arreio.”

O estranho comportamento da baleia, que procurava ativamente os navios e tentava puxar correias e cordas dos lados dos barcos, bem como o fato de estar usando um arreio apertado que parecia ser para uma câmera ou arma, levantou suspeitas entre especialistas marinhos de que o animal recebera treinamento militar pela vizinha Rússia. Dentro do arreio, que foi removido da baleia, estavam as palavras “Equipamento de São Petersburgo”.

Audun Rikardsen, professor do departamento de biologia ártica e marinha da Universidade Ártica da Noruega (UiT), disse: “Sabemos que na Rússia eles tiveram baleias domésticas em cativeiro e também que algumas delas aparentemente foram libertadas. Depois, elas costumam procurar barcos.” Ele disse que entrou em contato com pesquisadores russos que disseram que a baleia não tinha nada a ver com eles. “Eles me dizem que o mais provável é a marinha russa em Murmansk”, disse Rikardsen.

Na década de 80, na Rússia Soviética, um programa recrutou golfinhos para treinamento militar; sua visão afiada, discrição e boa memória, fez com que eles fossem instrumentos eficazes para a detecção de armas.

Este programa fechou nos anos 90. No entanto, um relatório de 2017 da TV Zvezda, uma estação de propriedade do ministério da defesa, revelou que a marinha russa tem treinado novamente baleias, focas e golfinhos nariz-de-garrafa para fins militares em águas polares. Nos últimos três anos, o presidente Vladimir Putin reabriu três antigas bases militares soviéticas ao longo de sua vasta costa ártica.

A recente pesquisa e treinamento foi feita pelo Murmansk Sea Biology Research Institute no norte da Rússia, em nome da marinha, para ver se as baleias poderiam ser usadas para “proteger entradas de bases navais” em regiões árticas, “ajudar mergulhadores em águas profundas e, se necessário, matar quaisquer estranhos que entrarem em seu território”.

Enquanto isso, golfinhos e focas foram treinados para transportar ferramentas para mergulhadores e detectar torpedos, minas e outras munições que afundam a uma profundidades de até 120 metros. Registros  públicos do governo mostram que o Ministério da Defesa comprou cinco golfinhos nariz-de-garrafa, com idades entre três e cinco anos, do Dolphinarium de Utrish, em Moscou, em 2016, a um custo de £ 18.000.

Durante sua pesquisa, o instituto de pesquisa de biologia marinha de Murmansk concluiu que os golfinhos e focas eram muito mais adequados para o treinamento e clima ártico do que as baleias brancas. As baleias foram consideradas muito sensíveis ao frio e não tinham o mesmo “alto profissionalismo” das focas, que tinham uma lembrança muito melhor para lembrar os comandos orais.

Bom… eles precisam garantir a sobrevivência antes da Terra ser destruída, não é?

 

Vi no The Guardian

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.