Click! Ah, pare! Não me olhe sim, eu não estou exagerando, vamos lhe apresentar o Melhor Fotógrafo do Mundo! Caro leitor, nosso artigo de hoje vai muito além de um perfil, como costumamos fazer normalmente, pois o que temos por aqui é raro, único e extraordinário. Já dissemos em outros artigos que estamos em busca de talentos e, para nós, talentos são aqueles profissionais que buscam todos os dias alcançar o melhor de si, em busca da própria superação. E é exatamente por isso, que lhes apresento o fotógrafo curitibano, Marcos Solivan Camargo.

Marcos Solivan Camargo

Marcos Solivan Camargo

Aos 46 anos, Marcos Solivan Camargo já foi doutor, mas deixou o direito de lado por uma paixão maior: a fotografia. Apesar de estar próximo da fotografia desde os 12 anos de idade, somente aos 40 decidiu seguir de fato a carreira como fotógrafo. Atualmente ele trabalha como fotógrafo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, em qualquer momento de distração, lá está ele com a câmera na mão e uma ideia na cabeça para tirar mais uma foto.

 

Existe algo em toda essa fotografia que nos remete a uma poesia, seja os tons, seja o olhar treinado em buscar de explicar na captura de um momento a personalidade de uma pessoa. Mas bah tche! Está aí algo difícil de capturar, a personalidade, mas acredite, por mais tímida que seja a modelo, ele consegue lacrar uma piada e fazer você rir, sem nem mesmo perceber…. pronto lá está a sua reação estampada e capturada em um click, seja séria ou sorridente.

Se você conhece pessoalmente nosso fotógrafo, deve saber com certeza a história do: “hoje eu tô retrato”. Calma, calma! Deixa eu explicar melhor: Diz a lenda, que em um evento em que ele e mais alguns fotógrafos estavam trabalhando, Marcos Solivan Camargo ficou responsável pelas fotografias de retrato. E em uma das muitas piadas que ele solta por aí, ele disse: “Hoje eu tô retrato” e pah! Lacradora. Tem coisas que mudam a vida da gente, e se ele “ta retrato” respeita o moço, patente alta, da aula, bigode grosso.

 

Ele não vem só, Daniele Azzolin Camargo, sua esposa está sempre disposta a ajudar. Apesar da vida de aventureira em busca dos melhores clicks, Daniele é professora de educação infantil, curva que caminha um tanto distante da fotografia, mas isso não a impede de sempre embarcar nas mais incríveis histórias do cotidiano junto ao seu marido. Juntos, eles são pais da adorável, Mariane Azzolin Camargo, que aos 17 anos já ajuda os pais tanto como modelo, tanto como fotógrafa.

Toda a família!

Toda a família!

Ohana!

Ohana!

Uma modelo aqui, outra lá. Um click aqui e mais um para lá. Essa energia que brota dentro da gente quando vê essas fotos é coisa de outro universo. Esse olhar treinado em buscar capturar a essência de cada um de seus fotografados faz de, Marcos Solivan de Camargo, o Melhor Fotógrafo do Mundo! Para Camargo, uma boa fotografia é aquela que expressa o que é em apenas um olhar e que não precisa de muita interpretação. Fotografia para ele é prática e muita insistência.

Em um dedo de proza com, Marcos Solivan de Camargo, perguntei-lhe: “Se tivesse um super poder, qual seria?” Rápido e atento, assim como a lente de sua câmera ele me respondeu: Atravessar paredes, sem quebrá-las. Eu gosto muito de saber as histórias das fachadas que passo fotografando”.  É, de fato atravessar paredes sem quebra-las é um super poder muito difícil, mas caro leitor, se existe algo nessa vida que tenho certeza, é que o nosso fotógrafo atravessa olhares, corpos, expressões, poses e corações todos os dias… tudo isso com seu olhar treinado e apenas um click. Até mais e Obrigado pelos Peixes!

Written By

Camila Borges

Jornalista | Assessora de Imprensa | Escritora | Blogueira | Curitibana | (O restante procure no Lattes)