Cientistas britânicos deram os primeiros passos para a construção de uma versão real do Pensador Profundo, o supercomputador programado para resolver a “última questão da vida, do universo e de tudo mais” do Guia do Mochileiro das Galáxias.

A equipe desenvolveu o primeiro plano prático para a construção de um computador quântico gigante, um dispositivo capaz de fornecer rapidamente  respostas a problemas que um computador comum levaria um bilhões de anos para resolver.

Um protótipo inicial de prova de conceito está planejado para acontecer em dois anos na Universidade de Sussex.

O inovador projeto modular poderia, teoricamente, pavimentar o caminho para uma máquina tão grande quanto um campo de futebol com níveis de poder de computação nunca antes imaginado.

tumblr_m2bqsbVzhq1roavl3o2_500

Enquanto a solução do Pensador Profundo para o significado da vida era “42”, os cientistas Sussex esperam que sua criação se mostre muito mais útil do que o supercomputador de Douglas Adams.

Os computadores quânticos, que aproveitam os efeitos estranhos que influenciam a natureza da realidade em nível subatômico, têm o potencial de desvendar os mistérios cosmológicos mais profundos, criar medicamentos que salvam vidas, transformar a previsão do tempo e levar a criptografia a novos níveis.

Até agora, a computação quântica tem sido em grande parte um conceito teórico com enorme potencial, mas pouco no desenvolvimento prático.

O Professor Winfried Hensinger e o Dr. Bjoern Le Kitsch com um modelo de computador quântico.

O Professor Winfried Hensinger e o Dr. Bjoern Le Kitsch com um modelo de computador quântico.

A nova idéia de design, descrita na revista Science Advances, é vista como um trocador de jogos, porque permite velocidades de conexão entre módulos de computação quântica individuais 100.000 vezes mais rápido do que qualquer um previamente previsto.

O professor Winfried Hensinger, chefe do Ion Quantum Technology Group da Universidade de Sussex, disse: “Durante muitos anos, as pessoas disseram que era completamente impossível construir um computador quântico real.”

“Com o nosso trabalho, não apenas mostramos que pode ser feito, mas agora estamos entregando um plano de construção de porcas e parafusos para construir uma máquina real de grande escala”.

A chave para um computador quântico é a sua capacidade de operar na base de um circuito e não estar apenas “ligado” ou “desligado”, mas ocupando um estado que é tanto “on” e “off” ao mesmo tempo.

Isto está de acordo com as leis da mecânica quântica, que permitem que partículas muito pequenas existam em múltiplos estados de “superposição” até serem observadas ou perturbadas.

Enquanto um computador clássico tem “bits” compostos de zeros e uns, um computador quântico tem “qubits” que podem assumir o valor de zero ou um ou ambos simultaneamente.

Anteriormente, os cientistas propuseram usar conexões de fibra óptica para ligar módulos de computadores quânticos. O novo conceito introduz conexões de campos elétricos que permitem que átomos carregados, ou íons, sejam transportados de um módulo para outro.

O Prof Hensinger lidera uma equipe que inclui colegas americanos do Google, Universidade de Aarhus na Dinamarca, Instituto Riken no Japão e Universidade de Siegen na Alemanha.

Ele acrescentou: “A disponibilidade de um computador quântico universal pode ter um impacto fundamental sobre a sociedade como um todo.”

“Sem dúvida, ainda é um desafio construir uma máquina em grande escala, mas agora é a hora de traduzir a excelência acadêmica em construção de aplicativos reais sobre as forças do Reino Unido nesta tecnologia inovadora. Estou muito animado para trabalhar com a indústria e do governo para fazer isso acontecer “.

 

Via Telegraph.

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.