Atenção mochileiro, você está viajando na nave: Coração de Ouro. Esperamos que esteja apreciando a viagem. Nossa próxima parada será em um universo completamente iluminado, baseado nos mais variados tipos de traço, com todas as cores, para todos os gostos e sabores. Seja Bem Vindo ao Universo Ilustrado de Werllen Holanda!

Aos 27 anos de idade, Werllen Holanda, é ilustrador profissional. Sua história no mundo da ilustração começou ainda quando criança. Ao assistir os filmes da Disney, ele tentava “copiá-los” e isso o ajudou a se interessar pelos desenhos. Apesar de ser conhecido como “o desenhista da escola”, Holanda começou a levar o desenho a sério somente aos 20 anos. Foi quando ele abandonou o emprego, e resolveu investir em cursos para se especializar e se dedicar totalmente as ilustrações.

Suas obras têm um traço diferente, uma cartela de cores que tornam o seu trabalho único. Durante a entrevista, Holanda comentou sobre o que motiva as suas criações: “Acho que tudo me motiva, os lugares que conheci, as pessoas que convivem comigo, minha namorada, família, amigos, tudo que eu vivo no dia a dia acabam sendo combustível para criar algo. Além disso, de maneira mais específica, me inspiro muito em cultura pop, filmes, música, tudo isso acaba se tornando pauta para ilustrações uma hora ou outra”. Explicou Werllen Holanda.

Ilustração que Werllen Holanda fez especialmente para o Obrigado pelos Peixes.

Ilustração que Werllen Holanda fez especialmente para o Obrigado pelos Peixes.

 

As influências de seu trabalho estão em artistas da Disney e até mesmo mangakas (Akira Toriyama). Além disso, Holanda contou em entrevista que busca referência também até mesmo em seus amigos ilustradores. “Ultimamente acabo buscando referências em meus próprios amigos ilustradores, caras como o Eduardo Vieira, Vitor Lemos, Daniel Wu, Mika Takahashi, Davi Calil, e outros artistas que convivo, acredito que essa é a maior referência que podemos ter mesmo, pessoas talentosas que estão a nossa volta e que te inspiram a evoluir”.

Werllen Holanda comentou sobre o polêmico tema: Dom X Arte. Para ele, o dom é algo que não existe nem em arte e nem em nada na vida – concordamos com ele plenamente –. Holanda não era muito bom em ciências exatas na escola, mas se saía muito bem em ciências humanas. Ele acredita que existe uma pré-disposição para certas coisas. Ou seja, se você mesclar a vontade de desenhar, mais a teoria e a técnica com certeza você será um incrível profissional. “É como um professor meu disse uma vez: ‘Toda criança desenha, os que se tornam artistas são as que não pararam de desenhar’”. Explicou.

As ilustrações de Werllen Holanda se expandem tanto na versão tradicional do papel e caneta, até softwares de digitalização. Entre as suas principais obras que marcaram o seu portfólio até o momento estão: “Fazendo o Impossível” uma campanha beneficente para ajudar o GRAAC. “Lançamos uma campanha no catarse para arrecadar fundos e todo o dinheiro foi para ajudar o GRAAC, foi um esforço lindo e muito recompensador de todos os artistas que participaram do projeto”. Comentou Holanda. Outro de seus projetos que marcou a carreira do ilustrador foi o Projeto de Conclusão de Curso, em que ele e seu grupo adaptaram o livro da saga Harry Potter para crianças menores de 8 anos. “Foi um projeto muito legal, por termos feito tudo do zero, desde a ideia até o livro final. Depois do TCC pronto, o feedback da internet foi surpreendente, várias pessoas nos procuraram para parabenizar-nos e loucas para adquirir o livro, foi um projeto onde evolui muito no processo e lembro dele com carinho até hoje”. Finalizou Holanda.

Desenho feito no tradicional papel e caneta.

Desenho feito no tradicional papel e caneta.

 

Quando nós do Obrigado Pelos Peixes pensávamos que já havíamos descoberto tudo sobre a carreira do Werllen Holanda, ele nos aparece com o que definimos de “Super Projeto de Parar a Avenida”. Atualmente, Holanda está produzindo sua primeira HQ: “Emy e o último Gato do Mundo”, a história foi inspirada em sua namorada, que ama felinos. Nós amamos HQ, amamos Gatos e já estamos amando a Emy! “A trama se passa num cenário pós- apocalíptico, e Emy é uma garota que vive só, após perder seus pais, em suas andanças pelo mundo ela encontra o último gato do mundo, que também perdeu sua família. Juntos, os dois viajam para achar um lugar seguro para viver e no caminho enfrentam muitos problemas que colocará a amizade deles a prova”. Comentou Holanda referente a sua HQ que será lançada em dezembro na Comic Com Experience 2016.

Prévia da HQ "Emy e o último gato do mundo".

Prévia da HQ “Emy e o último gato do mundo”.

 

Ao fim da entrevista, Werllen Holanda, nos contou que se tivesse um “super poder”, este seria de poder tornar os sonhos das pessoas reais. Mas cá para nós, ele já está fazendo isso, colocando em cada uma das suas ilustrações, vida e transformando a nossa, em um mundo muito mais ilustrado!

Written By

Camila Borges

Jornalista | Assessora de Imprensa | Escritora | Blogueira | Curitibana | (O restante procure no Lattes)