Oi, gente! Hoje é o Dia Internacional das Mulheres, um momento de reflexão dessa luta diária contra o machismo e o patriarcado, duas violências muito presentes na indústria dos jogos que precisam acabar.

Para mostrar o nosso suporte a todas as mulheres criamos uma lista com mulheres protagonistas de jogos que são empoderadas, livres de hiper sexualização e que conseguem o que querem sozinhas.
Use essa lista para mostrar a todos seus amigos que jogos nunca foram só para meninos, uma história muito bem explicada pelo College Humor neste video. Lute como uma garota e tenha orgulho disso, viva a representatividade.


Aveline de Grandpré
Filha de um rico francês e uma escrava Africana, Aveline encontrou força na sua luta contra o racismo aos seus doze anos. Ágil e habilidosa, Aveline usa com excelência Hidden Blades duplas, machados, facas, adagas e pistolas, um arsenal mais que completo para a sua luta pela a equidade. Sua agilidade e habilidade são mais do que capazes para derrotar qualquer templário. Você pode assistir a vitória de Aveline contra a escravidão em Nova Orleans em Assassin’s Creed: Liberation.


Faith Connors
O reboot de Faith também arrasa. Uma rebelde contra o governo, Faith é uma corredora repleta de habilidades e movimentos de Le Parkour. Rápida, resistente e esperta, não existe trabalho muito difícil para ela. Não recomendado para os de coração de fraco, Mirror’s Edge Catalyst é um jogo frenético como Faith. Prepare-se para as vertigens no dia 24 de maio, quando Mirror’s Edge Catalyst será lançado, ou jogue o Mirror’s Edge original.


Amanda Ripley
Muito mais que uma mecânica, Amanda é a única razão da raça humana continuar a existir. Com o o objetivo de descobrir o que havia acontecido com sua mãe, Ellen Ripley – sim, ela é filha da protagonista de todos os filmes Alien – Amanda acaba participando de um teste militar. Ela pode criar suas próprias armas, bombas, armadilhas e hackear sistemas. Não é que Amanda não sinta medo, mas é corajosa o suficiente para derrotar uma nave repleta de ladrões, mercenários, milicos doidos e nada menos que os próprios xenomorfos. Alien Isolation é um fantástico jogo de survival horror que testará o seu sangue frio.


Clementine
Ou Clem, como Lee a chamava, é uma das sobreviventes dos zumbis, e provavelmente a mais forte de todos. Com uma infância cruel, Clem se torna desconfiada de todos. Sua idade não é problema algum para sua sobrevivência, ela pode lutar, atirar e criar jogos mentais com os adultos. Decisões rápidas são necessárias em The Walking Dead Game Season 1 e 2.


Claire Farron
Também conhecida como Lightning em Final Fantasy XIII e Final Fantasy XIII-2, está em uma missão de salvar sua irmã após o governo a ter declarado uma inimiga de Cocoon, terra natal das duas. Durante sua jornada os fal’Cie, uma raça de semi-deuses, a escolhem para a missão de destruir Coccon, e são surpresos com a decisão de Lightning em impedir o fim de sua terra natal.Com uma mente determinada, concentrada e independente, Lightning recebe a responsabilidade de ser a guardiã da deusa Etro.


Jodie Holmes
Sobrecarregada e então problemática, a jovem protagonista de Beyond Two Souls, está fugindo dos militares que querem usá-la como arma por seus poderes paranormais. Jodie une seus poderes com o treinamento militar que recebeu para conseguir sua liberdade. Interpretada por Ellen Page, outra grande mulher empoderada, espere por uma ótima atuação.


Kat
Inicialmente uma garota perdida em Hekseville, Kat cresce bastante ao ponto de ser considerada a Super heroína da cidade com poderes de Shifter, que a permitem controlar a gravidade. Chutes e deslizes ultra poderosos são seus golpes principais combinados com habilidades de luta. Experimente os poderes de Kat em Gravity Rush.


Aurora
Filha dos duques da Áustria, Aurora está presa em uma realidade diferente depois de acidentalmente ser enviada para Lemuria. Esperta e arteira, essa jovem guerreira resistiu a hiper proteção de seu pai após a morte da duquesa, sua mãe. Use sua longa espada e seus poderes de luz, uma habilidade única de Aurora em Lemuria. Eventualmente asas de fada entram para o arsenal de Aurora. Child of Light é um RPG 2D lindo e emocionante.


Ellie
Nascida em um mundo caótico e devastado pela infecção, Ellie carrega a arma mais eficiente de todas: a imunidade. Em uma jornada para se livrar de sua dor de sobrevivente, após perder uma grande amiga em início de romance, Ellie usa seu treinamento militar com muita coragem para superar todos os desafios possíveis: infectados, bandidos e canibais. Impulsiva, temperamental e livre de protocolos sociais, é uma típica adolescente sem ideia do que está acontecendo e procurando pessoas para se importar. Last of Us é um jogaço que mexerá com seus sentimentos, principalmente as expansões Left Behing e American Dreams em que Ellie é a protagonista e podemos conhecer muito mais de sua história.


BÔNUS: Personagem misteriosa
Por enquanto pouco se sabe dessa nova personagem, apenas que ela é muito foda com seu arco tecnológico e armadilhas para derrotar dinossauros robôs. Isso mesmo, dinossauros robôs. Horizon Zero Dawn deve chegar esse ano, e por enquanto só podemos nos deslumbrar com as habilidades da personagem misteriosa no trailer liberado na Paris Games Week do ano passado.

Aproveite os comentários para falar das suas protagonistas fortes e independentes prediletas, e não se esqueça nunca de reconhecer o esforço e a luta diária das mulheres. <3

 

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)