Grande parte da magia e genialidade dos textos de Douglas Adams não recai sobre seus enredos, mas sobre a peculiaridade de sua escrita. São frases e pensamentos expressos de uma maneira que o diferenciam de seus contemporâneos.

 

Quais os benefícios de se comunicar com os seus fãs por e-mail?

É mais rápido, mais fácil e requer menos lambidas.

 

De onde você tira inspiração para os seus livros?

Eu digo a mim mesmo que não poderei tomar outra xícara de café até que tenha tido uma nova ideia.

 

“Perguntar a opinião das pessoas é uma maneira muito boa de se fazer amigos. Dizer as suas opiniões a elas também pode funcionar, mas nem sempre tão bem”.

 

O Salmão da Dúvida

 

São frases sarcásticas, de humor ácido, que não escapam ao leitor mais atencioso. Um estilo absurdo, muitas vezes desconexo, que fala diretamente com nossas crenças mais profundas.

 

“O que eu quero dizer é que se você realmente quiser entender algo, a melhor maneira é tentar explicá-la para uma outra pessoa. Isso força você a solucioná-la dentro da sua cabeça. E quanto mais estúpido ou devagar for o seu aluno, mais você terá que fragmentar as ideias em pedaços cada vez menores… O professor geralmente aprende mais do que o aluno. Não é verdade?”

 

“Passou várias horas daquela noite em cima do telhado de sua casa, acenando o seu punho cerrado para o céu escuro e gritando “Pare!”, até que um vizinho reclamou para a polícia dizendo que não conseguia dormir. A polícia apareceu escandalosamente em um carro de patrulha e acordou o restante da vizinhança também.”

 

“Posso não ter ido para onde pretendia ir, mas acredito que cheguei onde precisava estar.”

Dirk Gently

 

Uma coisa é muito certa: é exatamente esse humor absurdo, amalgamado aos seus enredos nada triviais e críticas pontiagudas, que ainda hoje conquistam leitores em cada canto do universo.

 

“[Um mecânico] recomendara a eles um pequeno pub local onde poderia procurá-los quando tivesse completado a vistoria do Citroën. Uma vez que o Jaguar de Dirk tinha apenas avariado a lâmpada da seta direita [no acidente], e Dirk insistira que raramente virava para a direita, dirigiram-se até o pub em seu Jaguar.”

 

“Dennis Hutch, magnata da indústria fonográfica. […] Dennis Hutch alcançara a posição mais alta [na empresa] quanto seu fundador morrera de uma overdose letal de tijolos, que ocorrera enquanto estava sobre a influência de uma Ferrari e uma garrafa de tequila.”

 

Dirk Gently

Written By

Carlos Eduardo

Meu nome é Carlos Eduardo e já completei 37 primaveras. Meu sonho é ter um robô de estimação e viajar o mundo em um balão.