dalí

Em tempos em que Surrealismo é sinônimo de abuso, se tornando ícone dos preços altíssimos cobrados por algumas mercadorias vendidas em nossas capitais, temos nosso país abrilhantado por uma exposição que é esperada e planejada há cerda de 6 anos.

Obras do espanhol Salvador Dali, o pai do Surrealismo, chegarão ao Brasil em 29 de Maio. Serão 39 pinturas a óleo e mais centenas de gravuras e objetos que comporão a exposição que custou 9 Milhões de reais arrecadados via Lei Rouanet. O CCBB do Rio de Janeiro será a primeira parada, onde ficará aberta ao público até 22 de setembro quando em outubro a exposição seguirá para São Paulo, onde ficará no Instituto Tomie Ohtake.

A expectativa é grande em torno do assunto, pois estão chegando ai algumas das principais obras de Dalí, que atualmente estão divididas em três instituições que também são responsáveis pela curadoria da exposição: Fundação Gala-Salvador Dalí (Figueras, Espanha); o Museu Salvador Dalí (Flórida, EUA) e o Museu Rainha Sofia (Madri, Espanha). Para tristeza de muitos, a obra mais famosa do artista catalão, “La persistencia de la memória”(a dos relógios escorregando, que atualmente está no MoMA em Nova Iorque) não virá dessa vez, mas poderemos contemplar de pertinho a telaFiguras tumbadas em la arena”, que tem uma enorme influencia do Cubismo de Picasso em sua composição, que é um expoente da arte e um marco na produção artística de Dalí.

 

 “La persistencia de la memória” – 1931

“La persistencia de la memória” – 1931

“Figuras tumbadas em la arena” – 1926

“Figuras tumbadas em la arena” – 1926

Para os organizadores da exposição, a ideia é trazer o público brasileiro para próximo do que é o Surrealismo. E nada melhor que o seu principal representante para tirar essa má impressão que ficou, quando até a foto de Dalí estava como ícone do protesto!

Vamos aprender um pouco sobre o artista mais polemico e extravagante da modernidade e o porque de trazer sempre os olhos arregalados e bigodes espertos!

Salvador Dalí nasceu em Figueras, na Espanha, onde atualmente está localizado o Theatre-Museum Dalí, onde está reunida uma quantidade enorme de obras, colagens, esculturas, anotações, ou seja, um lugar inteiramente dedicado ao artista, contando com apenas uma parte cedida a exposição de artistas pouco conhecidos, selecionados pelo próprio Dalí.

Com obras que remetem ao mundo dos sonhos, traços marcantes, e qualidade plástica impecável, as obras tornam-se multidisciplinares e nos transportam para o mundo único do autor, nos convidando a refletir sobre questões pertinentes que estão presentes e vão se revelando lado a lado com nosso conhecimento “da vida, do universo e tudo mais”.

Dalí viveu de forma excêntrica, sempre produzindo ativamente. Teve participação em grandes filmes, suas esculturas estão espalhadas por várias cidades e museus do mundo.

Recentemente veio ao Brasil a exposição “Dante e Dalí – A divina Comédia”. Uma coleção de 100 aquarelas onde o pintor conta a saga de Dante no poema medieval de 99 cantos. O interessante é a intertextualidade que isso provoca entre os campos da literatura e pintura, mas o detalhe mais importante dessa fusão é o marcante paradoxo entre o texto com nuances sagradas de Dante e as aquarelas do “artista profano”, Dalí! Muito interessante! Será que isso foi intencional?

 

Exposição "Dante e Dalí - A divina Comédia"  1 - “The Reign of the Penitents” - 1964 --- 2 - A beleza das esculturas - Purgatory Canto 12  -1960/64

Exposição “Dante e Dalí – A divina Comédia”
1 – “The Reign of the Penitents” – 1964 — 2 – “A beleza das esculturas” – 1964

Além de outras participações e de influenciar muitos dos artistas que conhecemos, Dalí teve algumas parcerias super importantes, como por exemplo o curta “Destino”, produzido em conjunto com ninguém menos de Walt Disney e trilha sonora de Armando Dominguéz interpretada por Dora Luz.


Depois de uma vida inteira dedicada a arte, Dalí morre em 1988, aos 84 anos, vítima de Insuficiência cardíaca. Desde os 76 anos sofria com uma série de desventuras, decorrentes da tristeza gerada pela morte de sua querida esposa Gala, com quem viveu por 53 anos, antes da morte dela em 1982. Desde então Dalí perde completamente sua capacidade criativa. Gala esteve presente em muitas de suas criações como musa em suas pinturas, como “Leda Atomica”, “ Portrait of Gala with Rhinocerotic Symptom”, “Galarina”, “O Angelus de Gala” , entre muitas outras! O corpo do pintor está numa cripta dentro do museu que criou em Figueras.

Dali e Gala

Dali e Gala

 

“Leda atômica” – 1947 – 1949

“Leda atômica” – 1947 – 1949

Pois bem, sei que agora ansiedade é grande para a vinda das obras de Dalí ao Brasil, afinal não é todo dia que recebemos em nosso país algo tão importante no cenário da arte. Vai ser um grande prazer poder ver Dalí de tão pertinho e poder conhecer mais do Surrealismo, período tão produtivo e revelador para a cultura mundial.

 

Written By