Em um certo final de semana, tive uma conversa com um amigo que me deu a ideia para essa postagem.

Eu estrava mostrando pra ele minha compulsão e falta de controle  aquisição de alguns mangás, e descubro que ele não sabia o que era, e nunca tinha visto um de perto (aparentemente). Expliquei por cima o que era um mangá, falamos sobre animês, e o mais interessante, ele descobrindo que existe mangá de Dragon Ball.

A coleção…. de alguém.

 

Isso me fez pensar muito no assunto… imaginei quantas pessoas não devem saber o que é um mangá, o que é um animê, qual a diferença entre eles, e porque lemos o mangá ao contrário.

Sei que muitos dos leitores do OPP já devem conhecer bem um mangá, mas vocês também conhecem suas origens?

Então hoje, iremos falar um pouco sobre mangás e suas origens toca vinheta.

Primeiramente, Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. Deixar claro que isso é para o português, no Japão esse é o nome de qualquer história em quadrinho. Nós apenas diferenciamos chamando as histórias japonesas de mangás.

O nome surgiu com a junção de dois vocábulos: man (involuntário) e ga (imagem). Essa palavra surgiu em 1814 e foi popularizada pelo ilustrador Hokusai. Muitos dizem que ele foi o criador do nome, mas existem muitas controvérsias, como o simples fato de que os vocábulos tem origen chinesa.

Lembram dos teatros de fantoches? Eram os teatros que percorriam as cidades do Japão contando várias lendas. Pois é, os mangás surgiram quando essas lendas começaram a ser escritas e ilustradas em rolos de papel.

O estilo que conhecemos hoje, inspirado na cultura ocidental, surgiu mesmo em 1814

E antes de pular pra parte dos mangás mais atuais, nesse link vocês conhecem os mangás mais importantes da história (até agora)

CALARO Dragon Ball está entre eles. Mas um dessa lista que eu recomendo muito é Lobo Solitário. GENIAL.

Agora, como surgiram os mangás que conhecemos hoje em dia. Titia explica pra vocês.

Os mangás mais “recentes”  que conhecemos foram influenciados pela cultura ocidental. Os mangás se popularizaram depois da década de 40, e com a genialidade de Osamu Tezuka (conhecido como Walt Disney Japonês), as histórias em quadrinhos orientais são como nós a conhecemos tão bem.

Sim, Astro Boy é uma das MUITAS histórias de Tezuka

Sim, ele foi chamado dessa forma por ter boa parte de suas inspirações com quadrinhos das Disney. Considerado um Deus do Mangá até hoje (ele faleceu em 1989), Tezuka que incorporou aos mangás os olhos grandes e as formas tão expressivas.

Gostaria muito de falar mais sobre ele, mas Tezuka mereceria um post INTEIRO apenas sobre ele.

Algumas das suas obras: Astro Boy (como citei antes), O Diário de Ma-Chan, A Princesa e o Cavaleiro, Kimba, O leão Branco, entre muitos outros. Este último citado, os fãs alegam ter sido plagiado pela Disney em “O Rei Leão”.

 

Aqui no Brasil, o primeiro mangá lançado foi o Lobo Solitário. Um mangá que fala sobre espadachins no Período Edo da história do Japão. Não tem como não se apaixonar.

Quando lançado, eles fizeram na forma ocidental de leitura, ou seja, da forma que nós lemos livros, revistas e tudo o mais. Muita coisa foi alterada. nos anos 2000, quando Dragon Ball foi lançado, que resolveram manter da forma original, de “trás pra frente”.

Deixar claro que eu coloquei as aspas porque, para nós ocidentais, é a forma contrária. Para os orientais, nós lemos de trás pra frente.

Muita gente demora para acostumar com a ideia quando começa a ler um mangá. Vou ser sincera que me adaptei bem rápido, e acho interessante a ideia de manter o mangá na sua forma “original”, ou seja, mais oriental possível.

Pra ter uma noção básica, é assim que se lê um mangá: 

Pra você saberem um pouco mais, aqui tem uma lista de alguns dos mangás mais vendidos e aqui lista das primeiras capas de muitos dos mangás que amamos tanto (Samurai X, Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho *-*)

Pra continuar essa conversa, no proximo post falarei sobre os tipos de mangás existentes e a existência de um mangá depois de um anime.

 

Gostaram? Se vocês acham que faltou alguma coisa, deixem sugestões nos comentários, quem sabe assim colocarei no próximo post.

E falem também sobre os seus mangás favoritos ;D

Alguns dos meus mangás ^^

Alguns dos meus mangás ^^

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.