Olá meus whovians queridos!!! Começando nossa série especial e aquecimento para os 50 anos, vamos falar sobre o 1º Doctor: William Hartnell!

William Hartnell, também chamado de Billy/Bill Hartnell (é, pessoas com nome de William tem como apelido Bill. Vai saber porque) nasceu  em Londres no dia 8 de janeiro de 1906. Filho de mãe solteira, foi adotado aos 16 anos por Hugh Blaker, um perito em artes que o ajudou a arranjar emprego com Sir Frank Benson em sua Companhia Shakespeariana. Ele fez vários trabalhos na Companhia antes de conseguir interpretar pequenos papeis.

Além de investir na carreira como ator, Bill também foi um soldado: ele serviu na Segunda Guerra Mundial, mas foi dispensado depois de 18 meses por causa de um surto nervoso, então após isso ele voltou a atuar (para nossa felicidade \o/)

A maior parte dos papéis que lhe davam eram pra comédia, até ele ser chamado para fazer o papel do robusto Sargento Ned Fletcher em The Way Ahead (1944). Depois desse papel, sua carreira foi cheia de personagens policiais, soldados e “cara durões”!

Um exemplo disso foi o seu primeiro grande papel na TV, como o Sergeant Major Percy Bullimore, no seriado The Army Game  (1957-1961). Mesmo sendo uma série de comedia, o seu personagem, mais uma vez, foi representando um “cara durão”.

Mas o que lhe fez ser reconhecido pra interpretar o papel do primeiro Doctor , foi como coadjuvante no filme This Sporting Life, baseado no romance do mesmo título.

this sporting life PDVD_007

Sua interpretação  de um caçador de talentos do rugby sensível, conhecido como ‘Dad’, chamou atenção de Verity Lambert, que na época estava produzindo uma série de TV sci-fi para BBC.

Nota: para quem não sabe, a série Doctor Who inicialmente era para ser apenas um “tapa buraco” na programação da BBC ; iria ficar no intervalo  entre o programa esportivo “Grandstand” e o “Juke Box Jury”, um show musical em que celebridades julgavam os “singles” lançados na semana, no sábado à noite.

E o mais interessante: um programa infantil sobre ciência!

Que me lembrou disto:

Beakman2

Voltando ao assunto…. Hartnell ficou meio incrédulo em fazer parte de uma série infantil, mas resolveu arriscar, o que deu muito certo! Além dele ter tido a adoração dos netos por estar fazendo parte da série, ele adquiriu milhares de fãs, e isso fez ele ser reconhecido pelo papel até hoje!

 

Sim, esse cabelo todo não era dele!

O primeiro Doctor é com certeza o mais rabugento de todos. Tinha como companion  principal sua neta Susan Foreman, e ele tratava os humanos como pessoas ignorantes e ultrapassadas.

Mesmo depois de um tempo convivendo com os humanos e os compreendendo melhor, ele nunca perdeu o sarcasmo e a acidez tão característica.

Pra quem quiser assistir episódios da série clássica com nosso querido primeiro Doctor, tem um canal do YouTube chamado The Doctor Who Movie, com vários episódios, ou então vocês podem baixar no site dos nossos parceiros do Universo Who ;D

E pra quem não sabe, sua primeira aventura no tempo foi: no tempo das cavernas!!! É, já esperava por isso em uma série que fala sobre viagem no tempo =D

Ele atuou três anos na série (1963-1966), e saiu infelizmente por motivos de saúde. Ele já não conseguia mais decorar as falas, estava com um problema sério de memória e estava cada vez mais cansado. Além disso, ele e o novo produtor da série não estava se dando muito bem. Como a série estava fazendo muito sucesso, surgiu a ideia da regeneração. Que deu SUPER certo por sinal.

Última aparição de Hartnell na série foi uma no especial Os três Doutores (The Three Doctors, 72-73).

RRR1

 

Durante as gravações, foram usados cartões com as falas, já que seu problema de memória havia se agravado, e também foram usados vídeos pré filmados.

Ele veio a falecer em 23 de abril de 1975, devido a uma doença cerebrovascular, deixando sua mulher Heather McIntyre, que ele conheceu durante uma peça de teatro que eles contracenaram juntos. Casaram-se em 1929 e tiveram apenas uma filha Heather Anne, e dois netos.

 

No especial de 20 anos da série, ele foi interpretado pelo ator Richard Hurndall

No documentário que será lançado em comemoração aos 50 anos da série, nosso querido ator muito conhecido na saga Harry Potter, David Bradley.

O que eu achei: Simplesmente AWESOME!!!

Contando os dias pro episódio especial, e para o documentário!

Pra quem usa smartphone, existe um app chamado “Dr Who 50” que conta os dias, as horas pra te ver, minutos e segundos para o episódio especial. Recomendo!

E ai, gostaram: Se tiverem mais alguma curiosidade, só mandar pra gente ;D

Próximo post: um pouco de tudo sobre o Second Doctor e como foi a regeneração.

 

P.S. da curiosidade: Entre os whovians existe algo chamado Hartnellisms, que eram os pequenos erros que o primeiro doctor cometia em cena. Como o trabalho de filmagem e edição não era iguais aos o de hoje, normalmente esses pequenos erros apareciam na tv. Clique aqui para conhecer quais os mais conhecidos

 

P.S. do eu não canso de escrever: Aqui no Brasil, o episódio especial vai ser transmitido simultaneamente na TV, mas em canal fechado. A BBC Brasil fará a transmissão do episódio, mas a minha vontade mesmo era assistir no cinema! Quem torce por isso tanto quanto eu, assina aqui, quem sabe dá certo.

Se isso não acontecer, até novembro assino o canal!

 

 

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.