222233

E aí, mochileiros, beleza? Então, como alguns sabem, eu tenho um blog pessoal, onde dou minha opinião pessoal sobre os mais diversos assuntos de meu interesse, é claro! Ele se chama Vórtice da Perspectiva Total, ele é a origem do nome da minha querida coluna aqui do OPP.  Então resolvi trazer para cá, uma série que meus leitores gostam bastante, que é a Vorticetrack.  É uma série onde comento sobre trilhas sonoras que eu curto e que me agradam, e dou alguns exemplos de tracks daquela trilha que eu curto. Afinal, sou um entusiasta de trilhas de filmes. Adoro a obra de Randy Newman, John Willians, Enio Morricone, Danny Elfman, Howard Shore, Cris Velasco entre outros. (eu passaria um dia todo falando “meus preferidos”). Costumo ouvir minhas trilhas enquanto estou lendo, jogando algum mmo, ou desenhando/trabalhando. Acho uma ótima maneira de focar no que estou fazendo e ao mesmo tempo me desligar um pouco do ambiente externo. Isso ajuda muito, pois sou um cara meio (muito) disperso e  pouquíssimas coisas prendem minha atenção e concentração por muito tempo.

Anyway, hoje, seguindo o ritual de sempre, eu me peguei pensando no quanto eu curto essas trilhas e acabei tendo uma boa ideia de post para cá: uma série de posts sobre trilhas que gosto, maestros e artistas de soundtrack que eu curto ouvir. Pra começar, eu já logo de cara pensei num dos meus preferidos – Alan Silvestri. ‘Esse é o nome da fera , meu!! ô louco!’

Bom, Silvestri é novaiorquino e esta em atividade desde 1972. Mas hoje vou falar da trilha de Back To The Future – trilogia esta que sou fã desde minha infância. Sempre fascinei por viagem no tempo e BTTF é uma dos alicerces deste gosto. Como não dá pra falar de todas as músicas – já que os 3 álbuns somam mais de 2 horas de áudio – eu preferi destacar algumas e assim vocês procurem para ouvir as demais. Uma coisa que é importante dizer é que a trilha não é completamente composta pelo Alan. Ele compôs a Parte 2 e 3, e a 1 é composta de vários artistas e algumas dele.

DeLorean_Arrival

Da parte 1, eu queria dar destaque para a música BACK TO THE FUTURE OVERTURE, melodia composta por Alan Silvestri and the Outatime Orchestra. A música tem oito minutos, e segue a linha do tema principal e mais conhecido do BTTF, e tem uns detalhes que dão uma profundidade tão grande ao clima, que é fácil de perder nos próprios pensamentos ouvindo essa melodia. O primeiro álbum tem várias musicas fodas e marcantes, como a Jhonny B. Good, da cena onde o Marty toca o seu famigerado solo de guitarra, que eu PIRAVA quando era moleque. Sério, eu queria muito ter uma guitarra pra solar como o Marty e ser um roqueiro como Bill e Teddy – os metaleiros da pesada [título brasucásso, né?]. Pois bem, deem uma boa ouvida que certamente irão gostar da imersão:

Do album da Parte 2 impossível não destacar a melodia HOVERBOARD CHASE, do mestre Alan Silvestri. Essa melodia, para quem já assistiu e lembra dos detalhes, se refere à perseguição na qual o Marty foge do Biff e sua galera com o hoverboard que ele ~rouba~ da menininha. Se você ouvir essa música com atenção e concentrar, vc consegue facilmente percerber as partes dessa cena. A faixa tem 2:49 e consegue fazer desse album uma boa experiencia. E para mim que andei muitos anos de skate, o hoverboard é um sonho que eu SEI que os cientistas vão realizar hahaha… Não podem me deixar na mão!

Para finalizar, vem o destaque da Parte 3 é claro que não poderia faltar a obra prima: MAIN TITLE, que como o próprio nome já diz é a música principal. Todo o tema central das melodias giram em torno desta composição. Essa nem precisa ser descrita, pois, trata-se de um som inconfundível e já conhecido no mundo todo. Vale muito a pena ouvir e reouvir sempre que puder.

Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostado dessa nova série. Dependendo do feedback rolarão outras de outros filmes, desenhos e games que eu curto.

Post originalmente publicado no Vortice da Perspectiva Total.

Written By

Massai

Mineiro, Designer, ilustrador e viciado em frango com quiabo! Formado em Design Gráfico atuo como Concept Designer: “passo o dia desenhando monstrinhos, espadas, e jogando jogos na net”. Blogueiro por hobbie, vocalista de hardcore e um colecionador de quadrinhos frustrado. Frequentador do Restaurante do Fim do Universo, o que se tornou um problema, pois já sei o final do espetáculo. Fã incondicional de Tolkien e Adams, além da paixão por hardcore, ska, quadrinhos, ninjas, piratas e cerveja!