Nós do OPP amamos Douglas Adams (er, claro né?) e amamos Doctor Who. E isso tem explicação…

Vamos começar fazendo um breve resumo da série:

A série britânica de ficção científica produzida e transmitida pela BBC mostra as aventuras de um alienígena viajante do tempo, conhecido como “The Doctor”. Último da sua “espécie”, o Doctor é um Senhor do Tempo que explora o universo com a TARDIS, sua “nave” e máquina do tempo.

Curiosidades:

– A série está referenciada no Guiness como “a mais longa série de ficção científica do mundo” e como a série de ficção científica de maior sucesso de todos os tempos.

– Em 2011, Matt Smith tornou-se o primeiro Doutor a ser indicado para o prêmio BAFTA de Melhor Ator em um papel principal.

– Em 2006 ganhou um  British Academy Television Award de Melhor Série de Drama

– Em 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 venceu o National Television Awards.

– A série foi exibida durante o período de 1963 até 1989, suspensa até 1996, e relançada com grande sucesso em 2005.

– A série possui vários spin-offs K-9 and Company (1981), Torchwood (2006 – 2011), The Sarah Jane Adventures (2007 – 2011) e K-9 (2009) e presença em outros formatos como livros, áudio, histórias em quadrinhos etc. (qualquer semelhança com o Guia não é mera coincidência).

– Em 2013 (leia-se ano que vem) a série irá comemorar 50 anos!

Douglas Adams e Doctor Who:

O nosso querido DNA (Douglas Noel Adams) escreveu 3 episódios da série clássica:

– The Pirate Planet (Key to Time story arc).
– City of Death (com o produtor Graham Willians, a partir do roteiro original do escritor David Fisher. Foi transmitida sob o pseudônimo de David Agnew).
– Shada (parcialmente filmado, não foi transmitido devido à greve da produção na época. Mais tarde saiu um VHS com Tom Baker narrando as partes não filmadas).

Curiosidades:

– Elementos do “Shada” e “City of Death” foram utilizados em Dirk Gently’s Holistic Detective Agency (Livro do Adams). A Big Finish Productions fez um audiodramado “Shada” e foi estrelado pelo Oitavo Doutor – Paul McGann. Além do áudio, teve ilustrações parcialmente animadas e foi webcast no site da BBC em 2003. No final deste ano foi lançado como um CD duplo.
– Além disto, o terceiro livro da série,“A vida, o universo e tudo mais”, na realidade era uma história para um episódio de Doctor Who, mas no final das contas, acabou sendo um dos livros da série. Tanto que você encontra vários elementos de Doctor Who neste livro, como por exemplo o “Krikkit”. A criação de Krikkit originalmente vem de “Doctor Who and the Krikkitmen”. No livro, o Doctor foi substituído por Slartibartfast, um designer de planetas de Magrathea.

fonte: Whovians BR

Outra referência clara que encontramos em DW é no episódio 2×00 – Christmas Invasion. Onde o Doctor faz uma referência a Arthur Dent, além de passar o episódio todo de pijamas e precisar de muito chá para se restaurar por completo.

Em resumo:

O Guia do Mochileiro das Galáxias é genial!
Doctor Who é genial!
Douglas Adams é genial!
A ligação entre eles, as referências, a ficação científica e as histórias do viajante do tempo são geniais!

Me arrisco a dizer que, com a morte de Douglas Adams, não existiu mais conteúdo inédito do Guia (exceto pelo livro do Eion Colfer), e Doctor Who é uma forma de trazer aos nossos queridos e órfãos corações a magia do universo cheio de criaturas bizarras a ser explorado.

 

 

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.