Anime na íntegra significa desenho animado. Para os japoneses anime é qualquer desenho animado seja ele nacional ou estrangeiro, mas para nós ocidentais anime é todo desenho animado de características nipônicas.

Mas vamos fugir um pouco do óbvio e falar o porquê esses desenhos com personagens de olhos esbugalhados fazem com que todos nós fiquemos horas e horas a fio assistindo, seja no computador ou na televisão.

Em 1967 surgiam alguns animes que marcaram época, mas entre ele vou citar o que teve mais repercussão e até hoje ainda rende muitos comentários saudosistas: SPEED RACER.

Mas vamos adiantar nosso relógio cronológico e fazer um salto no tempo e ver o que aconteceu no Brasil.

Não conseguimos falar de anime no Brasil sem falar de um dos maiores fenômenos nipônico que já foi visto na TV tupiniquim.

Em 1994 começa uma história que mudou o rumo do anime no Brasil. Surgiu para nossos olhos um grupo de jovens que lutavam por seus cosmos, explodindo diante da tela: OS CAVALEIROS DO ZODÍACO faziam nossa alegria.

Eu ainda não conheci quem nunca tenha brincado na rua, gritando:

– METEOOOOROOOO DE PEGASUUUUUSSS!

– ME DÊ SUA FORÇA PEGASUUUUSSSS!

– CÓLERA DO DRAGÃOOOOOO!

– PÓÓÓ DE DIAMANTEEEE!!!

E até os valentões brincavam:

– AVE FÊNIX!!!

Agora se você era o cavaleiro de Andrômeda, me desculpa, não tenho comentários para isso, o cara só apanhava.

Depois disso os animes explodiram no Brasil o mercado viu que era lucrativo colocar esses personagens com olhos esbugalhados que, apesar de saírem na porrada evocando os poderes do cosmo, os pais gastavam uma grana agradando seus filhos comprando bonecos desses cavaleiros e tinha gente como eu que não se contentava com um só.

Com os cavaleiros vieram outros caras que pegaram carona e marcaram a época também.

YU YU HAKUSHO poxa, o LEIIIGANNNN fazia parte do meu dia!

Shurato, que para mim era uma cópia dos Cavaleiros, mas que vale a pena assistir.

Entre outros que nos fizeram tão felizes naquela época que para mim nada mais é do que a época de ouro do anime no Brasil.

Na próxima parte falaremos de outro estouro fenomenal no Brasil e abriremos para você escolher de que anime quer ouvir falar no terceiro post sobre animes.

 

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.