Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo seu pseudônimo George Orwell é o autor dessa obra visionária sobre as sociedades modernas e o poder do controle sobre a sociedade com ajuda da tecnologia…

Mês passado estava passeando pela Livraria Saraiva atrás de algum bom livro pra ler e me deparei com a história do 1984.

Eu já conhecia o trabalho do George Orwell pelo livro ‘Revolução dos Bichos’, que com certeza seu professor de história  do colegial já pediu pra ler ou sugeriu  quando estava explicando sobre a URSS comunista.

Voltando ao livro 1984, ele retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo, e mostra como uma sociedade oligárquica (poder na mão de poucos e ricos) pode reprimir qualquer um que for oposto a ela. A história é narrada por Winston Smith que trabalha para o regime perpetuando a propaganda através de falsificação de documentos públicos para mostrar a todos que o governo sempre estará correto no que faz para o povo. Smith levava uma vida bem pobre assim como a maioria da Oceania (nome criado para retratar a Inglaterra) e fica cada vez mais irritado com tanta miséria e repressão, e assim começa uma rebelião contra o sistema.

Toda essa forma de retratar a sociedade sendo manipulada por propagandas, de ser observado 24h por dia por meios tecnológicos (no livro ele retrata como ‘Teletela’ um tipo de câmera e televisão para ser controlado pelo partido) remete a essa visão moderna do mundo pois Orwell terminou essa obra no ano de 1949. O caráter bem político do livro fez com que muitos classificassem a história como uma forte crítica aos sistemas nazifascista da Europa, mas num geral é uma poderosa reflexão sobre qualquer tipo de poder que deixa cegos e causa destruição.

Fato curioso: sabe o reality show adorado  “Big brother” ? então, na versão original que foi desenvolvido pelo holandês John de Mol faz referência ao personagem do livro,  líder do partido  “o Grande Irmão”


Caso você não seja fã de ler, 1984 já tem filme! E mês passado saiu na Rolling Stones que o livro ganhará uma nova adaptação para as telonas.

Fica aí minha dica de um ótimo livro para ser lido! Um clássico que apesar de ter um assunto sério, é gostoso de ler porque é um romance, então a história flui com seus personagens!

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)