Olá! Eu sou o Rick e este é o meu primeiro post neste blog. Eu sou meio relaxado, posso esquecer de postar ou ficar simplesmente sem saber o que escrever.

Enfim, eu adoro ficção científica, meu primeiro livro a ser lido foi “As cavernas de Marte”, do Isaac Asimov, desde então eu leio muita coisa nesse sentido e gosto de trocar figurinhas sobre livros da área. Espero que você goste também, se não gostar, leia os outros posts: aposto que você vai achar algo legal pra ler. Evite os meus, que provavelmente vão ser mais direcionados nesse sentido.

Então, segure firme, pegue um livro e vamos nessa!

A trilogia Fundação, de Isaac Asimov


“Trilogia?!” É, porra. Tem coisas que tem que ser lidas por completo. Na verdade, Fundação é uma série de 7 livros, mas a trilogia é o núcleo e deve ser lida primeiro. A história começa 20 mil anos no futuro, no declínio do Império Galático, onde um cientista chamado Hari Seldon desenvolveu uma ciência chamada psicohistória, onde através de cálculos estatísticos, ele consegue prever, e até moldar, os acontecimentos da história humana. Ele prevê que após o fim do Império, uma era de mil anos de barbárie se extenderá até que a galáxia seja unida e próspera novamente. Preocupado com isso, ele propõe ao Imperador o estabelecimento de uma fundação (ah, sacou?) que escreverá uma Enciclopédia Galática, tornando disponível todo o conhecimento acumulado. Num planeta longínquo, ele começa sua empreitada, que é só uma fachada para colocar a psicohistória em ação e salvar a galáxia do caos. Muita coisa acontece no meio do caminho, com coisas que o próprio Seldon não previu.

Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke


Na verdade, Rama se extende por 4 livros, mas o primeiro é muito, muito bom. A história narra a passagem de um grande cilindro pelo Sistema Solar. Uma expedição é montada para investigar e o livro é sobre eles entrando e explorando os mais diversos aspectos desse objeto, chamado de Rama. A história é cheia de mistérios, e a descrição da parte de dentro é simplesmente incrível. É todo um mundo à parte. É um livro rápido de ler e um dos clássicos do Clarke.

A trilogia Mars, de Kim Stanley Robinson


Outra trilogia, desta vez narrando toda a história da colonização, desenvolvimento, terraformagem e independência (sim, independência) do planeta Marte. O enredo político é muito bem feito, trazendo assuntos que, pelo menos eu, nunca tinha pensado a respeito. Além da política, o senso de exploração, da novidade (um planeta inteiro a ser pensado, o que você faria?) e do avanço científico, tornam essa trilogia muito gostosa de ler. Os personagens são muito bem construídos e você acaba tomando lados na história, concordando ou discordando do que aconteceu. Apesar de narrar o futuro, é um assunto muito atual, já que estamos à beira da exploração humana de Marte. Eu, como sou um fã de carteirinha do planeta vermelho, achei simplesmente incrível. Já reli a trilogia umas boas vezes!

Tau Zero, de Poul Anderson


Este é um livro com uma premissa muito simples: Teoria da Relatividade. Imagine uma nave carregando pessoas para colonizar um planeta muito, muito distante. Ela acelera, chegando perto da velocidade da luz, mas… e se algo desse errado, e você não conseguisse mais parar de acelerar? Poul Anderson traz todos os efeitos do trabalho de Einstein nessa história com conseqüências incríveis que fazem entender melhor dilatação do tempo e uma das idéias sobre como o Universo pode evoluir.

O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke


Um livro, no mínimo, estranho. Ele narra os últimos anos da “infância” da humanidade. No meio do século XX, grandes naves chegam e páram em cima das grandes cidades do mundo. Após uma semana de silêncio, os extraterrestres anunciam que tem intenções benígnias e vieram ajudar a humanidade. Ninguém vê a aparência deles, e eles falam que só após de 50 anos eles irão se revelar. Uma era dourada começa para a raça humana, mas a custo de algumas coisas. Nada de naves (exceto a dos alienígenas), lasers ou engenhocas complicadas neste livro, o que acontece vai muito além disso. Ele trata da nossa capacidade (ou falta de?) em lidar com situações utópicas e mostra um lado diferente da evolução humana.

A série Robô, de Isaac Asimov


Taí um apanhado de livros, sendo o principal deles “Eu, Robô”, que trata da relação do homem com sua criação: a máquina. Esqueça o filme com o Will Smith, aquilo tem tanto a ver com o livro quanto um bambolê com O Poderoso Chefão. O livro é de pequenos contos, pois Asimov, originalmente, os escrevia e vendia a revistas de ficção científica. Muitas histórias boas estão aí, de verdade, abordando questões como as famosas Três Leis da Robótica e direitos de um robô. Chega a ser um spoiler, porém não é de verdade, mas OHMEUDEUSEUNÃOACREDITONISSO a série se junta com Fundação, narrando 20 mil anos de história galática! O universo de Asimov é imenso e quase todos os livros dele se encaixam em algum ponto desse período. Eu sou fã!

 

 

Post por @rickmacedo

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.