Saudações, nerds.

Nesta quarta-feira, irei falar sobre a criação de monstros, algo que pode vir a ser complicado dada a alta demanda de análise de mecânica de jogo e balanceamento dos níveis das criaturas. Portanto, na postagem dessa semana, darei a descrição de alguns termos usados nos RPGs, onde são usados e como podem ser caracterizados de acordo com a necessidade da aventura e nível dos jogadores presentes. Nesta postagem, citarei como exemplo algumas partes do Livro dos Monstros do Dungeons and Dragons, edição 3.5, com todos os direitos reservados à Wizards of The Coast. Farei um resumo das regras descritas no livro para esta adaptação de monstros, com os direitos reservados aos detentores dos direitos da obra Dungeons & Dragons.

Para isso, será necessário respirar fundo, caso você se assuste com números. É hora de ficar MATEMÁTICO!

Adaptando do Sistema

Exemplo através do D&D 3.5

Se você deseja adaptar um monstro através do livro de criaturas do sistema em que está jogando, é importante que se atenha ao balanceamento e a valores condizentes de habilidades, vida, dano e outros atributos disponíveis. O balanceamento é o que é feito ao se adequar uma respectiva criatura de forma proporcional à original. No livro do D&D (Dungeons & Dragons), as criaturas também são classificadas por Nível de Desafio (ND), que é referente ao nível em que se encontram. Dos capítulos 1-3, os monstros apresentados são as versões mais fracas e comuns de cada tipo, de acordo com o Capítulo 4: Monstros com Progressão. Neste capítulo, são ensinados métodos para criar monstros específicos através do aumento de Dados de Vida (DV), ou a adição de uma variação do monstro, que possui mais DV e outros níveis a mais ou a menos do que a versão original.

Beholder, criatura do Livro dos Monstros.

 

Por Classe de Personagem

De acordo com este livro, a evolução por níveis de classe é a forma de evolução de uma criatura inteligente, normalmente. Para reconhecer uma criatura que geralmente é adaptada por níveis de classe por este sistema, identifica-se no Livro dos Monstros a referência “Conforme a Classe de Personagem” na sua Linha de Progressão, que define o aumento de nível. Além disso, ao obter um nível a mais de classe, há também o acréscimo de pontos de experiência e o aprendizado de novas perícias e habilidades.

Por Dados de Vida (DV)

Já o aumento de DV não é exclusivo das criaturas inteligentes. Geralmente, o que define o aumento de vida é o aprimoramento das espécies em relação aos demais da mesma raça, seja por poder ou tamanho. Abaixo, há a tabela 4-2 e 4-3 do Livro dos Monstros, as quais mostram as mudanças de estatística e dano de acordo com o tamanho.

Por Variações da Raça

As criaturas em geral podem ter variações baseadas em uma característica incomum de uma determinada espécie ou uma mutação, que são chamadas de Modelo no Livro dos Monstros. Pode haver o aprimoramento em resistência ou capacidades exclusivas desta variação, separando esta criatura variável das comuns.

Caso você queira progredir as criaturas segundo o sistema, esteja atento às estatísticas descritas no livro. As tabelas estão lá para serem consultadas nesses casos. A tabela 4-1 do Livro dos Monstros 3.5 é a seguinte, na qual os monstros são classificados por tipo, DV, Bônus de Ataque, melhores resistências e o aumento de pontos de perícia em função dos modificadores de inteligência e dados de Vida.

Não se esqueça da regra de Ouro

Entretanto, caso a aventura tenha surgido de última hora e não haja tempo o suficiente para trabalhar com as estatísticas de jogo, não se esqueça da Regra de Ouro do RPG!

Caso o uso das regras atrapalhem o curso da aventura, não se atenha à elas.

É possível adaptar um Dragão de nível 27 para um de nível 1, caso seja um filhote com as asinhas quebradas e dê dano de fogo 1, caso consiga superar a CA do jogador. Invente e use o bom senso. Ou não. Jogue o bom senso fora e faça uma criatura como deseja. Será útil até aprender o processo de fazer uma criatura desde o início, algo que tratarei em outra postagem, para não prolongar muito por aqui.

 

Obrigada pelos peixes e até a próxima quarta!

 

Lola.

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.