Jodie Whittaker: “É um erro pensar que os únicos heróis são homens brancos”
A atriz fala sobre ser a primeira mulher a ser escalada no papel principal da série icônica.
Jodie Whittaker falou sobre como sua escalação em Doctor Who é um triunfo para diversas histórias na TV, dizendo ao Radio Times: “É um erro pensar que os únicos heróis são homens brancos”.
Na última edição da revista Radio Times, Whittaker falou à redatora Emma Freud sobre a preparação para o papel de Décima Terceira Doctor, e por que ela acha que não precisa “defender” sua escalação.
“Eu não quero defender a decisão de ter uma Doutora, porque não há nada para defender – estou interpretando um alienígena”, diz ela. “Matt Smith não era qualificado. Peter Capaldi não era qualificado.
“Eles podem me questionar sobre minhas qualificações acadêmicas – tudo bem – mas ninguém é devidamente qualificado para este trabalho a menos que tenha dois corações e venha de Gallifrey.”
A atriz de 36 anos diz que, embora o anúncio de sua escolha para o papel possa ter sido um momento importante no cenário da TV, ela espera que, no futuro, não seja vista como notável.
“Espero sinceramente que, em alguns anos, escalar uma mulher em um papel tradicionalmente masculino não seja tão empolgante – porque, quando não é comemorado, isso significa que não é mais incomum ter esse tipo de paridade”, disse ela.
“As histórias nem sempre devem ser contadas da mesma perspectiva”, acrescentou Whittaker. “É um erro pensar que os únicos heróis são homens brancos. Passei os últimos nove meses saindo com minha ‘família Doctor Who’ – Tosin [Cole], Bradley [Walsh] e Mandip [Gill] – e são vários pontos de vista muito diferentes. Eu consigo ver o mundo por um momento fugaz através dos olhos deles. O quão sortuda eu sou? É a representação da humanidade que importa.”
A 11ª temporada de Doctor Who volta esse domingo, dia 07 de outubro. Você pode assistir no Cinemark, ou assine o Crackle =D
Vi no Radio Times.
Leave a Comment