A filha de Terry Pratchett, Rhianna Pratchett, disse que a próxima adaptação para a televisão das histórias do falecido autor “não compartilha o mesmo DNA com o The Watch do meu pai” e que ela “deveria saber“.

The Watch, nova série da BBC America e BBC Studios, vai ao ar em janeiro nos Estados Unidos, mas o trailer gerou muitas críticas dos fãs. Descrevendo-se como “inspirado” nos romances de Pratchett sobre Ankh-Morpork City Watch, o novo trailer da série mostra Richard Dormer como uma versão punk-rock do grisalho comandante Sam Vimes, em um programa que a BBC America está apresentando como sobre um grupo de “Policiais desajustados que lutam para salvar uma cidade em ruínas de coisas erradas normalizadas tanto do passado quanto do futuro e enfrentam uma busca perigosa”.

“Olha, acho que é bastante óbvio que The Watch da BBC não compartilha DNA com The Watch do meu pai. Isso não é crítica nem apoio. É o que é ”, escreveu Rhianna Pratchett, designer e autora de jogos , no Twitter.

A premiada autora de ficção científica e fantasia Aliette de Bodard foi uma das muitas que criticou o novo trailer. Bodard disse que estava “super decepcionada” e não assistiria à adaptação. “Eu sinto que alguém pegou minha adolescência e simplesmente pisou nela repetidamente enquanto a colocava em chamas”, ela escreveu no Twitter.

“Eu sou uma grande fã de remixar coisas e adaptá-las, e não espero que nenhuma adaptação seja fiel no sentido de seguir livros rigidamente. Mas … você não pode pegar o cerne do que faz a história, removê-lo e então mudar cada personagem e ainda chamá-lo The Watch”, disse de Bodard. “Não vejo absolutamente NADA dos livros no trailer. Eu vejo o vigilantismo (que Vimes ABOMINA) sendo justificado … Eu vejo Vimes como algum tipo de policial engraçado e aparentemente incompetente, e NÃO é disso que Vimes se trata. Vimes está bêbado. Vimes está com raiva. Mas Vimes nunca é nada menos do que competente. ”

Neil Gaiman, que co-escreveu Good Omens com Terry Pratchett e conduziu a adaptação recente como showrunner, acrescentou sua opinião à dela. “Então, se você fizer outra coisa, corre o risco de alienar os fãs em uma escala monumental. Não é o Batman se ele agora é um repórter em um sobretudo amarelo e um morcego de estimação ”.

Rhianna Pratchett já havia chamado a atenção do showrunner de The Watch, Simon Allen, por não agradecer a seu pai em uma mensagem aos criadores do programa, e deixou claro que o programa é “inspirado por”, em vez de baseado no livros. A BBC tem tido “controle criativo completo”, disse, e ela não se envolve “há anos”.

Em um painel na New York ComicCon na semana passada, o produtor executivo do programa Richard Stokes disse que os livros de Pratchett eram “incríveis, mas o que ficou muito claro desde o início do desenvolvimento é que nenhum dos livros individualmente funciona como uma série de oito partes … Então tivemos que fazer uma espécie de escolha e mistura das melhores partes em toda a gama de livros e inventar nossa própria série, inventar nosso próprio mundo.”

Stokes disse que você “não precisa conhecer os livros para poder curtir a série e isso é uma das coisas mais interessantes sobre ela para um grande público”.

Rhianna Pratchett, através da produtora independente Narrativia que foi lançada por seu pai, está atualmente trabalhando com a Motive Pictures e Endeavor Content para criar “adaptações de prestígio verdadeiramente autênticas … que permanecem absolutamente fiéis ao gênio original e único de [Pratchett]”.

 

Vi no The Guardian

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.