Em uma homenagem ao “Guia do Mochileiro das Galáxias”, dois físicos explicam os maiores mistérios da ciência. 

Você pode conferir a primeira parte desse post aqui e saber um pouco mais sobre esses físicos e primeiras 21 perguntas que podem nos explicar melhor sobre o sentido da vida.

 

22. Que Outras Novas Fases e Formas de Matéria ainda não foram Descobertas?
Os pesquisadores descobriram uma abundância de novas fases da matéria nos últimos anos, como quasicristais e cristais do tempo. Há mais por aí esperando para ser encontrado?

23. O que é o futuro da computação quântica, informação quântica e outras aplicações de entrelaçamento?
A corrida para desenvolver um computador quântico em grande escala que poderia superar um computador comum em uma série de tarefas, como quebrar a maioria das formas de criptografia, está em pleno andamento. Mas será que esses aplicativos sairão do laboratório ou serão frágeis demais para ser algo mais que uma curiosidade?

24. O que é o futuro da óptica quântica e fotônica?
Uma Internet quântica ajudaria a proteger nossos dados de intrusos, mas, para que isso aconteça, será necessário um controle sem precedentes de fótons em grandes distâncias. O recorde atual de transmissão de fótons emaranhados foi estabelecido no ano passado por um satélite chinês. Quais outras inovações virão a seguir?

25. Existem dimensões mais elevadas?
Se existem outras dimensões, como é o “espaço interno” dessa dimensão estruturada?

26. Existe um Multiverso?
Existe um número infinito de universos, cada um com suas próprias leis? Então, quer dizer que nosso universo está perfeitamente sintonizado para o surgimento da vida inteligente, uma ideia conhecida como princípio antrópico? Ainda mais importante, como poderíamos provar isso usando a ciência?

27. Existem características exóticas na geometria do espaço-tempo?
Qual é a “forma” do universo? Se o universo é estruturado de tal forma que singularidades nuas, buracos de minhoca e/ou loops de tempo fechados sejam possíveis, isso poderia permitir coisas como, viajar no tempo.

28. Como o Universo se originou e qual é o seu destino?


Por que existe uma origem do universo? E essa origem realmente foi um “bang”? Olhando para o passado, esperamos que ele nos ajude a entender o nosso futuro, e se estamos realmente indo em direção a um “grande rasgo” em que toda a matéria é eventualmente rasgada em pedaços.

29. Qual é a Origem do Espaço-Tempo, Por que o Espaço-Tempo é Quadrimensional e Por que o Tempo é Diferente no Espaço?
Não tenho certeza do que adicionar a isso que já não esteja incluído no começo do post anterior, e você provavelmente vai querer algum tipo de alucinógeno antes de tentar resolver essas questões.

30. O que explica a relatividade e a gravidade de Einstein?
Teorias unificadas como supersimetria e teoria das cordas tendem a assumir a relatividade geral em vez de explicá-la. Mas a teoria da gravidade de Einstein pode ser derivada da energia do vácuo ou dos campos da teoria das cordas? Se não, de onde veio a gravidade?

31. Por que todas as forças têm a forma de teorias de Gauge?
Todas as forças no Modelo Padrão – fraca, forte, eletromagnética e gravitacional – são descritas pela teoria de gauge, também conhecida como teoria de calibre, que descreve como partículas elementares se juntam a campos específicos. No entanto, por que apenas esses tipos de forças existem e por que apenas um par desses campos importa?

32. Por que a natureza é descrita pelos campos quânticos?
A mecânica quântica pode ser explicada apelando para algum princípio mais profundo do universo? Essa teoria explicaria por que o universo consiste em campos quânticos e descreveria observações enigmáticas, como o colapso da função de onda durante uma medição.

33. A Física é Matematicamente Consistente?
Boas teorias são matematicamente consistentes com experimentos. No entanto, teorias de campo quântico relativamente simples ainda não foram demonstradas como matematicamente consistentes.

34. Qual é a conexão entre o formalismo da física e a realidade da experiência humana?
Se a matemática e a física descritas são efetivamente criações humanas, então devemos explicar a relação entre a consciência humana e a realidade, bem como questões relacionadas, como por que há algo em vez de nada.

35. Quais são os limites finais das técnicas teóricas, computacionais, experimentais e de observação?
Como computadores melhores irão melhorar nossos modelos ou nos ajudarão a entender alguns dos nossos experimentos mais complexos, como o Grande Colisor de Hádrons? À medida que nossos telescópios se tornam mais sofisticados, o que eles revelarão sobre a natureza do universo?

36. Quais são os limites finais da química, da física aplicada e da tecnologia?
Vivemos em uma época de avanço científico e tecnológico sem precedentes. Existe um limite superior para esse avanço ou a taxa de descoberta só continuará acelerando? A questão é particularmente relevante para a Inteligência Artificial, que procura criar uma máquina verdadeiramente superinteligente.

37. O que é vida?
A questão ficou famosa por Erwin Schrodinger em 1944. Mais de 70 anos depois, os biólogos ainda estão tentando responder a essa pergunta enganosamente simples.

38. Como começou a vida na Terra?
As moléculas orgânicas surgiram de uma sopa primordial na Terra primitiva ou foram transportadas do espaço exterior por asteroides (uma teoria conhecida como panspermia)? Além disso, como nossos ancestrais unicelulares acabaram se desenvolvendo em formas de vida complexas?

39. Quão Abundante é a Vida no Universo?
Robôs em Marte procuram matéria orgânica em nosso próprio sistema solar e os astrônomos do SETI estão examinando as ondas cósmicas, mas até agora não há evidências de vida – inteligentes ou não – em outras partes da galáxia. Poderíamos realmente estar sozinhos na vasta extensão do universo?

40. Como a vida resolve problemas de complexidade aparentemente impossível?
Aparentemente, organismos biológicos “estúpidos” são capazes de realizar tarefas agregadas que são incrivelmente complexas, como o dobramento de proteínas ou a capacidade das células se multiplicarem e formarem estruturas complexas como olhos, corações, cérebros e outros órgãos. Qual o sentido disso?

41. Podemos entender e curar as doenças que afligem a vida?
A variedade impressionante de vida biológica, mesmo dentro da mesma espécie, tornou a cura das piores doenças incrivelmente difícil. Será que algum dia será possível erradicar completamente a doença e a morte?

42. O que é Consciência?
É uma questão que preocupa os filósofos há séculos, mas só recentemente desenvolvemos a tecnologia para abordar essa questão cientificamente. A consciência é algo que surge através das interações complexas de bilhões de células? É um espectro? Pode ser replicado?

 

E aí mochileiro, consegue responder alguma dessas perguntas? E você tem alguma pergunta que ninguém conseguiu responder?

Vi no Motherboard

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.