Todos ouviram sobre toalhas e vasos de flores e dezenas de outras citações do Guia centenas de vezes. Mas há muito mais que ele escreveu e disse que vale a pena absorver, e é por isso que estamos celebrando com alguns conhecimentos que você talvez não se lembre – ou que talvez você não tenha lido nada. (E a maioria deles é particularmente apropriada para escritores também.)

Então pegue sua toalha, coloque sua poesia Vogon de lado e mergulhe nessas citações impecáveis de Douglas Adams sobre mídia, informação, vida, tecnologia e muito mais.

 

1. Para quando você se sente sem imaginação:

“Qualquer coisa pode ser real. Tudo o que pode ser imaginado está acontecendo em algum lugar ao longo do eixo dimensional. Essas coisas acontecem mais de um bilhão de vezes, tem sempre o mesmo resultado e ninguém jamais fica sabendo de nada. O que quer que uma pessoa possa pensar, imaginar, desejar ou acreditar já aconteceu. Sonhos se realizam o tempo todo, só que nunca para os sonhadores “.

 – E Tem Outra Coisa (2009)

2. Para quando sua trama leva você para um lugar que você não esperava:

 “Raramente chego ao destino pretendido, mas muitas vezes acabo em algum lugar em que precisava estar”.

—  A Longa e Sombria Hora do Chá da Alma, Cap. 13 (1988)

3. Para quando você está ponderando o mistério da vida:

“Para nós, não existe mais um mistério fundamental sobre a vida. É todo o processo de erupções extraordinárias de informação, e é informação que nos dá esse mundo fantasticamente rico e complexo em que vivemos; mas ao mesmo tempo que descobrimos que estamos destruindo isso a uma taxa que não tem precedentes na história, a não ser que voltemos ao ponto em que somos atingidos por um asteroide!

 

— “Parrots, the Universe and Everything” , uma conversa na Universidade da Califórnia, Santa Barbara—última aparição de Douglas Adams em publico antes de sua morte em Maio de 2001

4. Para quando você precisar de uma perspectiva diferente:

“Ele foi constantemente lembrado de como um lugar surpreendentemente diferente era o mundo quando visto de um ponto a apenas três pés para a esquerda”.

 – O Salmão da Dúvida (2002)

5. Para quando você está tendo problemas para resolver essa inconveniência incômoda em sua narrativa:

“As soluções quase sempre vêm da direção que você menos espera, o que significa que não faz sentido procurar nessa direção porque não virá daqui”.

 – O Salmão da Dúvida (2002)

6. Para quando você precisa de um fato divertido … ou dois:

Eu tomaria a admiração de compreensão sobre o espanto da ignorância em qualquer dia. Minha curiosidade favorita é que Branwell Brontë, irmão de Emily e Charlotte, morreu de pé, recostado em uma lareira, só para provar que era possível. Isso não é bem verdade. Minha curiosidade favorita de todos os tempos é o fato de que  preguiças jovens são tão desastradas que muitas vezes agarram os próprios braços e pernas em vez de galhos, o que as faz cair das árvores”

 – O Salmão da Dúvida (2002)

7. Para quando você está à procura de idéias:

“Então, de onde as ideias realmente vêm? A maior parte vem, principalmente, de ficar irritado com as coisas. Não são grandes problemas … são as pequenas irritações que te deixam selvagem de uma forma desproporcional “.

— The introduction to The Frood: The Authorised and Very Official History of Douglas Adams & The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy

8. Para quando você está preocupado com o futuro dos livros e mídias impressas:

“É importante lembrar que a relação entre diferentes meios de comunicação tende a ser complementar. Quando os novos meios de comunicação chegam, eles não necessariamente substituem ou erradicam os tipos anteriores. Embora devêssemos fazer um minuto de silêncio para o cartucho. – Aí está feito. O que geralmente acontece é que os meios de comunicação mais antigos têm que embaralhar um pouco para criar espaço para o novo e suas vantagens particulares. O rádio não matou livros e a televisão não matou rádio ou filmes – o que a televisão matou foi cinejornal. A TV faz muito melhor porque pode entregá-lo instantaneamente. Quem quer as novidades da semana passada? ”

—  The Hitchhiker’s Guide to the Future (2001),  um programa da BBC Radio 4 falando sobre como a nova mídia e tecnologia vai mudar nossas vidas

9. Quando você está trabalhando em um prazo:

“Eu amo prazosAdoro prazosAdoro o barulho de vento que eles fazem quando os dias vão passando.”.

 – O Salmão da Dúvida (2002)

10. Para aqueles que procuram evitar clichês na sua escrita:

“Umas das coisas que Ford Prefect jamais conseguiu entender em relação aos seres humanos era seu hábito de afirmar e repetir continuamente o óbvio mais óbvio, coisas do tipo “Está um belo dia”, ou como “Como você é alto”, ou “Ah, meu Deus, você caiu num poço de dez metros de profundidade, você está bem?”. De início, Ford elaborou uma teoria para explicar esse estranho comportamento. Se os seres humanos não ficarem constantemente utilizando seus lábios – pensou ele-, eles grudam e não abrem mais. Após pensar e observar por alguns meses, abandonou essa teoria em favor de outra: se eles não ficarem constantemente exercitando seus lábios – pensou ele -, seus cérebros começam a funcionar. Depois de algum tempo, abandonou essa teoria, por achá-la demasiadamente cínica “.

 – O Guia do Mochileiro das Galáxias

11. Quando você está questionando a realidade:

“Como posso saber – disse o homem-, se o passado não é uma ficção projetada para explicar a discrepância entre minhas sensações físicas imediatas e meu estado de espírito?”

– O Restaurante no Fim do Universo (1980)

12. Para aqueles momentos em que você percebe que evoluiu como escritor:

“Não eram os mesmos olhos com os quais ele tinha examinado pela última vez essa cena em particular, e o cérebro que interpretou as imagens não era o mesmo cérebro. Não houve nenhuma cirurgia, apenas a contínua perda de experiência “.

– Até Mais, e obrigado pelos peixes (1984)

13. Para quando você se sentir fora de contato com a nova tecnologia:

“Eu criei um conjunto de regras que descrevem nossas reações às novas tecnologias:
1. Tudo o que já está no mundo quando você nasce é normal, corriqueiro e nada mais do que parte natural da maneira como o mundo funciona.
2. Tudo o que é inventado entre os seus 15 e 35 anos é novo, empolgante e revolucionário, e pode, inclusive, se tornar sua carreira profissional.
3. Tudo o que é inventado depois dos seus 35 anos vai contra a ordem natural das coisas.”

 – O Salmão da Dúvida (2002)

14. Para quando você está criando uma história com uma linha de tempo inesgotável:

“Tudo o que acontece, acontece.
Tudo o que, ao acontecer, faz com que outra coisa aconteça, faz com que outra coisa aconteça.
Tudo o que, ao acontecer, faz com que ela mesma aconteça de novo, acontece de novo.
Isso, contudo, não acontece necessariamente em ordem cronológica “.

– Praticamente Inofensiva (1992)

 

Vi no Writers Digest

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.