A vida no espaço é bem difícil para o corpo humano. A falta de gravidade  pode levar a diminuição da densidade óssea, os músculos se deterioram e muito mais. Mas em comparação com um peixe, os seres humanos têm muito mais facilidade, segundo Michael Byrne  relatou para Motherboard.

Durante vários anos, cientistas trabalharam com a Agência Espacial Japonesa (JAXA) estudando os efeitos da vida a bordo da Estação Espacial Internacional para o peixe medaka. Também conhecido como peixe-arroz , medaka são pequenos, peixes de água doce originários do Japão. E eles são inestimáveis para a pesquisa espacial. Não só eles são fáceis de reproduzir, mas eles são transparentes, dando aos pesquisadores uma visão clara de seus ossos e entranhas, e como eles se ajustam à vida no espaço, disse Jessica Nimon  para a NASA International Space Station Program Science Office.

121226_medaka

Acontece que os efeitos da microgravidade no medaka não são muito diferentes dos nossos – os efeitos são muito mais rápidos.

Para os seres humanos, leva pelo menos dez dias para que os sintomas comecem a aparecer, mas de acordo com um novo estudo publicado na revista Scientific Reports, o peixe começou a perder densidade óssea quase imediatamente após chegar em órbita. Os esqueletos dos seres humanos e do peixe medaka crescem de maneiras semelhantes, o que dá aos cientistas um bom ponto de partida para descobrir como o processo realmente ocorre, relata Byrne.

iss033e016608

A fim de obter mais informações sobre a forma como os corpos dos peixes reagiram à vida no espaço, os cientistas modificaram os peixes geneticamente  para que dois tipos diferentes de células brilhassem sob diferentes comprimentos de onda de luz.

O primeiro, osteoclastos, quebra o tecido ósseo como parte do processo de reparação e manutenção de qualquer dano.

O segundo, osteoblastos, cria as matrizes que os ossos formam ao redor, relata Byrne.

Assim que os peixes chegaram à ISS, entraram em um tanque especial projetado para microgravidade e foram observados a partir de um laboratório remoto no Centro Espacial Tsukuba usando as duas luzes fluorescentes diferentes com seus corpos se ajustando ao novo ambiente.

Como os peixes reagiram tão rapidamente a sua nova situação de vida, os pesquisadores puderam observar os efeitos da microgravidade em seus corpos quase em tempo real. Quase imediatamente, os números de ambos os tipos de células aumentaram visivelmente quando comparados a um grupo de controle que permaneceu na Terra, com certos genes que entram em ação de maneiras não vistas na gravidade normal, Byrne relata.

670713main_aquatic1_lg

Embora essas descobertas estejam limitadas a este lote de peixes cultivados em laboratório, ela poderia eventualmente lançar uma nova luz sobre os processos que explicam como os corpos humanos se adaptam ao espaço, bem como a típicas doenças humanas como a osteoporose.

Por enquanto, os pesquisadores planejam continuar seu trabalho com seu próximo grupo de peixes astronautas.

 

Já pensaram em perguntar para … vocês sabem quem?

4jop4FB

 

Vi no Smithsonian

Written By

May

Uma whovian que nunca esquece de levar sua toalha na TARDIS e nunca dispensa uma xícara de chá. Ainda acha que vai encontrar a pergunta fundamental sobre A Vida, o Universo e Tudo o Mais em alguma viagem no tempo ou no espaço.