Todos os dias paro e penso, sou eu um ser cortina?… E o que raios é ser um ser cortina (ou pessoa cortina)? Antes de eu te responder, olhe bem para sua cortina. O que é um ser cortina?

Antes de começar esse texto, gostaria de dizer que a ideia dele, veio de uma amiga, grande amiga aliás, na verdade, é uma cronica inteira montada em cima da ideia dela sobre… Como é ser uma cortina.Com minha interpretação, lógico. Espero que gostem.

A cortina. Ela esta presa a um varão na parede, logo a cima da janela. Com uma finalidade muito simples: Diminuir a luz. Será? Veja bem, a cortina todos os dias, voa e dança sob a força do vento, ela vai feliz como um pássaro até que: PÁ!!! Ela é interrompida, pois está presa, por mais que ela tente, ela não pode voar livre por dentre os prédios e através dos fios elétricos, ela está ali, voando no nada, presa sob a jurisdição de seu próprio destino. Ela tem uma falsa liberdade que a impede de voar livremente. Parece até que fazemos de propósito, para ver ela lá presa e poder alimentar nosso ego de que, nós podemos “Voar” elas não… É como a representação física do nosso próprio sadismo com o ego de algo que logicamente não entende o que está acontecendo, por tanto não é errado.

Bom, agora que você já entendeu o que é uma cortina. O que é um ser cortina? O ser cortina tem uma leve diferença da cortina, tirando lógico, que ele pensa e ele não tem um varão de aço enfiado no meio da sua cabeça, o que seria deveras bizarro, imagine a cena… Enfim. O ser cortina, não sabe que ele está preso. Ele tem a falsa impressão de estar voando ao ar, pelo vento do universo, quando na verdade está preso em um varão conceitual que não deixa ele sair do lugar, é como se fosse uma cortina extremamente burra. O ser cortina, pode ser definido como um ser alienado por algo mais forte, mas não necessariamente maior, do que ele. Ele está preso a vida toda dele ali, sem nem saber que está preso ali. É uma pessoa que foi projetada, dês do momento em que nasceu para ter ambições que sejam fáceis de alcançar, algo como, trabalhar sua vida toda em um mesmo emprego, ganhar muito dinheiro e ter uma família com filhinhos para sempre na sua cidade natal, indo vez ou outra para um país diferente para conhecer as cidades principais. E o mundo está cheio de seres cortinas… A maioria das pessoas acha que vai ser um grande ser. UM QUÍMICO! UM ENGENHEIRO! VOU SER UM ARQUITETO E PROJETAR MUITAS CASAS! Seres cortinas, cada uma que escolhe uma profissão pra vida toda e ser “um grande homem” ou uma “mulher de sucesso”. Pessoas voando com o varão…

É interessante observar que isso é descrito de uma forma espetacular no livro “Admirável mundo novo” em que as pessoas são condicionadas dês de que nascem a ser e aceitar aquilo que elas são e já mais contestar a “verdade absoluta”.

Lá está o ser cortina, preso com o varão da ignorância em seu espirito pobre e alienado, ele sente que está voando, indo cada vez mais alto, mas na verdade está preso ao chão, sem mover-se um centímetro. O ser cortina olha os seres pássaros, a voarem livres, para lá e para cá. Por dentre as nuvens, em seu eterno passeio para o céu… Os seres cortinas que já muito velhos percebem que são seres cortinas, põem-se a chorar e lamentar que sua corrente já mais tenha sido solta. E quando já é tarde de mais… Morrem. Já os seres cortinas que percebem logo jovens o que são, muitas vezes se transformam em seres pássaros e quando menos esperam já estão no topo de seu céu particular… Já alguns, preferem ficar ali presos, por decisão própria, apenas por… Segurança, sabe?

Talvez, penso eu dentro de todo meu ego e meu sadismo com o outro, que, é até bom existir um número considerável de seres cortinas. Imagina se todos fossem seres pássaros! Quantos não iam quebrar as asas…

Mas e você, é um ser cortina?

Mariano Bastos, Deprimido e extremamente sem senso de humor, Praticamente inofensivo.

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)