Quem curte Led Zeppelin talvez não saiba que além de ter sido uma banda excelente, com músicos de primeira, ainda tem forte influencia do livro mais famoso de J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis.

led-zeppelin-1969

O lançamento 1954 e 1955, das obras do autor não tiveram muita repercussão, porém após a adaptação feita por Peter Jackson aos cinemas, as histórias do anel para todos governar, ganharam sucesso mundial.

Mas nos meados da década de 60, com o surgimento do movimento Hippie e a propagação do tão conhecido lema “paz e amor”, foi feito um paralelo nítido com o paradoxo super presente na literatura de Tolkien, que foi eleito como favorito e assim divulgado por todo canto, junto com esse movimento.

Também há rumores que a pipeweed (“erva de cachimbo”), citada do livro, seja uma referencia a maconha. Na época Tolkien explicou que tratava-se de uma variedade de tabaco, mas esse foi mais um motivo para  popularizar os textos entre os hippies.

Led Zeppelin formou-se no auge do movimento contracultura e recebeu influencia direta da obra, a ponto de usar em algumas letras, referências a personagens e situações do livro.

Misty Mountain Hop

(Led Zeppelin IV)

So I’m packing my bags for the Misty Mountains

(Então, eu estou arrumando minhas malas para a Montanha Enevoada)

Where the spirits go now

(Aonde os espíritos vão neste momento)

Over the hills where the spirits fly

(Sobre as colinas onde os espíritos voam)

No mundo criado por Tolkien, a Montanha Enevoada separa o Leste do Oeste na chamada Terra-Média

 

Ramble On

(Led Zeppelin II)

T’was in the darkest depth of Mordor

(Nas profundezas mais sombrias de Mordor)

I met a girl so fair

(Conheci uma garota tão justa)

But Gollum, the evil one, crept up

(Mas Gollum, o malvado, rastejou acima)

And slipped away with her

(E escapuliu com ela)

Pode ser uma referência à estada de Frodo em Valfenda ou sua passagem por Lothlórien. Além da nítida referencia a Mordor e Gollum.

 

Battle of Evermore

(Led Zeppelin IV)

Queen of Light took her bow

(A Rainha da Luz pegou seu arco)

And then she turned to go

(E se virou para partir)

The Prince of Peace embraced the gloom

(O Príncipe da Paz abraçou a tristeza)

And walked the night alone

(E caminhou pela noite sozinho)

Toda a letra da música descreve a Batalha dos Campos de Pelennor, que está na terceira parte do livro. No trecho acima, acredita-se que a Rainha da Luz seja Éowyn, quando ela enfrenta o Rei Bruxo. O Príncipe da Paz seria Aragorn, na sua despedida de Éowyn para se juntar a Sociedade do Anel.

Não poderia ser melhor essa junção, das páginas desta incrível trilogia, surgiu a inspiração para as músicas que encantam o mundo desde sempre!

Written By