No MIS-SP (Museu da Imagem e do Som) está acontecendo desde ontem 03/07 uma exposição sobre Geoge Mèliés, um dos grandes pioneiros do cinema junto com os irmãos Lumière. 

Os irmãos Lumière foram os pioneiros pela projeção de imagens em movimento, mas foi Mèliés que acreditou na sétima arte e deu aquele toque de magia com seus diversos efeitos especiais.

Stop motion,  perspectiva forçada, múltiplas exposições e filmagens em alta e baixa velocidade foram algumas das técnicas criadas e usadas em cerca de seus 500 filmes.

estúdio de vidro de Mèliés.

Um de seus mais famosos é a ficção científica chamada “Viagem à Lua”, 1902, que tem diversos efeitos inovadores e foi um grande sucesso da época.

Talvez se você assistiu “A invenção de Hugo Cabret” do Scorsese se lembrará dessa história! No filme, ele fala principalmente da fase final de Mèliés, em que seus sonhos de fazer cinema ja estavam destruídos  pela crise da primeira guerra mundial, mas renasce após duas crianças acharem uma obra (um robô) usado em um dos seus filmes, e tem toda uma história emocionante envolvida… É simplesmente lindo esse filme. Sério!

No MIS você pode encontrar painéis, pinturas, imagens em movimento, objetos originais dos filmes de Méliès, como figurinos, e também poderá assistir 11 projeções de suas obras.

Endereço para os interessados:

MIS (Av. Europa, 158). Tel. (011) 2117-4777. 12 h/ 21 h (dom., 11 h/ 20 h; fecha 2ª). R$ 4. Abertura terça, 19 h, para convidados. Até 16/9.

 

 

Written By

Equipe OPP

Post publicado pela equipe do blog ou pelo convidado da semana. :)