Vou inaugurar uma sessão nova no blog chamada “Coisas que aprendi com o Beakman” por episódios ou pelas coisas que eu achar mais interessantes, porque relembrar é viver, e os desenhos de hoje em dia não são tão legais quanto os de antigamente.
Claro que algumas coisas são bem idiotas, mas outras têm um “que” de interessante, e é sempre bom refrescar a memória né? hahaha

Episódio 1 – 1ª temporada – Chuva, Beakmania e Vulcões

(Esse episódio é o primeiro oficial, porém aqui no Brasil o Ep nº2 foi o primeiro a passar)

Alan Baker, de Englewood, Colorado pergunta pra onde é que vão as poças depois que chove. Eis que aprendemos…

O CICLO DA ÁGUA


1-  A água dos lagos, rios e mares está no estado líqüido.
2 – O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens.
3 – Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo sol e assim o ciclo da água continua.

PERGUNTAS RÁPIDAS

–         O avestruz bota o maior ovo, tão grande que é suficiente pra fazer um omelete para 12 pessoas
–         400 hambúrgueres pode vir de uma única vaca
–         Há gelo suficiente na Antártida para inundar um quarto das terras do mundo.

Collin Kaner de Stowe, Vermontthen quer saber sobre o lance do vulcões…

PORQUE OS VULCÕES EXPLODEM

Beakman revela como a funciona a força mais poderosa do planeta. A Terra é formada por placas endurecidas (placas tectonicas), que são a crosta terrestre, e por placas de rochas derretidas, o magma que fica no interior do planeta. Um vulcão entra em erupção quando as placas se movimentam e daí o magma é lançado para fora. Essa massa, conhecida como lava, é composta de metais, como magnésio e ferro, e atinge uma temperatura de 1.200 graus. No encerramento do show, ele revela que o Mauna Loa, que fica no Havaí, é maior vulcão do mundo com 12 mil metros de altura e 100 km de diâmetro. Sua última explosão foi em 1984.

Episódio 2 – Gravidade, Beakmania e Inércia

Rachel Berman de Nova York, quer  saber por que as pessoas que ficam na “parte de baixo” da Terra não caem.

GRAVIDADE

Beakman explica que no espaço não há para cima ou para baixo e uma vez que a terra é redonda e está sempre girando, ela nunca tem um topo ou um fundo. É tudo subjetivo. Ninguém cai por causa da gravidade. Beakman explica ainda que nós até tentamos lutar contra ela, mas não podemos “desligá-la”, o que torna impossível sair flutuando ou caindo por ai. Ou seja, por causa da gravidade, os objetos e pessoas sobre a Terra são atraídos em sua direção.

PERGUNTAS RÁPIDAS

–         Uma beija-flor pesa menos de que uma moeda de 1 centavo
–         Para fazer um favo de meio kg um abelha tem que coletar o néctar de mais de 2.000.000 de flores
–         Uma baleia azul pode ficar até 6 meses sem comer
–         “Ok” foi a primeira palavra pronunciada na Lua

Andrew Freeman de Tucson, Arizona quer saber por que ele tem que usar um cinto de segurança.

INÉRCIA


Beakman explica que o cinto de segurança foi patenteado em 1903, mas só se tornou obrigatório em 1968, depois de ter salvo mais de 13.000 vidas desde então. Ele salva os passageiros dos efeitos da inércia, a tendência de um objeto em movimento em permanecer em movimento. Como Sir Isaac Newton explica, a primeira regra do movimento é:  um objeto em repouso tende a permanecer nesta condição, até ser forçado por outro objeto; e a segunda regra é: um objeto em movimento tende a prosseguir em linha reta.

Written By

Andressa Dreka

28 anos, redatora e social media. Ainda não descobriu a resposta para A Vida o Universo e Tudo o Mais, mas aguarda ansiosamente ela explodir na sua cabeça enquanto se diverte em alguns Restaurantes no Fim do Universo tomando uma boa Dinamite Pangaláctica.